Topo

Série B - 2019

Criciúma arranca heroica virada sobre o América-RN nos acréscimos e segue líder

Do UOL, em São Paulo

14/08/2012 21h28

O Criciúma já era vaiado em campo. Com um jogador a mais, tomou a virada do América-RN e perdia por 3 a 1 até aos 39min do segundo tempo. Mas buscou forças para arrancar uma heroica virada por 4 a 3. Assim, manteve sua ‘perfeição caseira’ e permanece na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

Desta forma, o Criciúma chegou aos 39 pontos, um à frente do vice-líder Vitória, e manteve 100% de aproveitamento no Heriberto Hülse (são nove vitórias em nove jogos como mandante). Já o time potiguar permanece com 27 pontos e não consegue se aproximar do G-4.

O Criciúma tinha a noção exata de que um novo tropeço poderia custar sua saída da liderança. Por isso, tratou de tomar a iniciativa. E não demorou a abrir o marcador. Logo aos 6min, Lucca fez bela jogada pela direita e cruzou para a área. Thiago Schmidtdefendeu. No rebote, Giovanni Augusto tocou para o fundo das redes.

Logo depois, o goleiro Douglas Leite, do time catarinense, sentiu uma lesão e acabou sendo substituído por Michel Alves. O time potiguar sentiu o gol e pouco produzia. E pior: demonstrava nervosismo. Como reflexo desse comportamento, Márcio Passos foi expulso aos 32min. Antes, Fabinho e Cléber já haviam recebido cartão amarelo.

Teoricamente, uma reação ficaria mais complicada. Não foi o que se viu. O América-RN partiu para cima e só não igualou ainda na etapa inicial porque o goleiro Michel Alves fez dois verdadeiros ‘milagres’. Além disso, a zaga do Criciúma salvou um gol em cima da linha e ainda viu a bola bater no travessão.

“Precisamos nos impor. Todo mundo viu que tomamos pressão. E isso não pode acontecer com um jogador a mais”, alertou Lucca, do Criciúma. Só que o rival potiguar continuou ofensivo. Mandou outra bola no travessão e seguiu criando chances. A insistência deu certo. Aos 14min, Michel Alves falhou, Pingo aproveitou e igualou.

Após o susto, o time catarinense ‘acordou’. Adiantou sua marcação e passou a levar muito perigo. Lucca, por exemplo, acertou o travessão. Mas, por incrível que pareça, o América-RN soube aproveitar os contra-ataques e os erros defensivos do rival. O inspirado Pingo marcou outros dois gols. 3 a 1. Gilmar descontou para os donos da casa, aos 40min, e colocou ‘fogo’ na partida.

Aos 43min, Lucca igualou. Dava sinais de que conseguiria a virada. Logo depois, Zé Carlos pediu pênalti. O goleiro Thiago chamou sua atenção. Nervoso, o atacante agrediu o goleiro e acabou sendo expulso. Mesmo assim, o Criciúma não desistiu. E, nos acréscimos, Gilmar marcou o quarto dos catarinenses.