Topo

Série B - 2019

Ipatinga vence Paraná, sinaliza reação na Série B e atrapalha planos do adversário

Do UOL, em Belo Horizonte

14/08/2012 21h27

Com dois gols do volante Anderson Uchoa, um em cada tempo, o Ipatinga venceu o Paraná, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Ipatingão, conseguindo seu segundo triunfo consecutivo e sinalizando uma reação na Série B do Brasileiro. Na rodada anterior, a equipe do Vale do Aço havia vencido o Bragantino, pelo mesmo placar, quando encerrou sequência de 13 derrotas seguidas. Já o time paranaense, voltou a mostrar sua irregularidade.

Depois de golear o CRB, por 4 a 0, no último sábado, o Paraná havia se reaproximado do G4 e se recuperado da derrota para o ABC, por 2 a 0, em Natal, e do empate com o Avaí, por 1 a 1, em casa. Esses três pontos tinham colocado a equipe do técnico Ricardinho na oitava colocação, com 25 pontos. Mas o clube paranaense não conseguiu superar o adversário que iniciou a 17ª rodada na penúltima colocação e sofreu sua sexta derrota.

Foi o segundo triunfo seguido do Ipatinga sob o comando de Eugênio Souza e o primeiro em casa com o quarto treinador da equipe na Série B. Ele substituiu a Flávio Lopes, demitido após goleada, no Ipatingão, para o Goiás, por 6 a 0. Com os três pontos, o time mineiro chegou a 10 pontos, mas ainda segue na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição. Beneficiado pela derrota para o Guaratinguetá, por 2 a 0, para o Vitória, a equipe ipatinguense superou o clube paulista.

O primeiro ataque perigoso na etapa inicial foi do visitante Paraná, aos 6 min, quando Paulo Henrique chutou forte, Artur desviou, no meio do caminho, mas a bola fora para fora. Dois minutos após o susto, no entanto, o Ipatinga abriu o placar. Wellington Bruno cruzou da direita, Anderson Uchoa aparece livre e toca, de cabeça, colocando a bolas nas redes de Luís Carlos.

Depois de seguir em ritmo lento, após os 20 min, o Paraná ensaiou uma pressão contra o Ipatinga. Foram três ataques seguidos da equipe visitante. Em um deles, aos 26 min, Fernandinho chuta forte e o goleiro Helton Leite faz difícil defesa. No minuto seguinte, Luisinho arrisca um chute forte e acerta a trave ipatinguense. Os donos da casa enfrentavam, nesse momento, dificuldade para superar a marcação paranaense e chegar ao ataque.

Nos 15 minutos finais, o Ipatinga voltou a ameaçar o gol do Paraná, especialmente em contra-ataques, pelo lado direito de seu ataque. Aos 33 min, Chiquinho, deslocado por aquele setor, cruza, Bruno Batata desvia de cabeça, mas a bola toca no zagueiro Amarildo e vai a escanteio, não aproveitado na sequência.

O Paraná ainda teve outras chances para empatar no primeiro tempo. Aos 36 min, Lúcio Flávio, mandou a bola na trave, em cobrança de falta. Aos 40, Helton Leite fez duas ótimas defesas. A primeira em cabeçada de Zé Luís e, na sequência, em chute de Artur. Mas a etapa inicial acabou mesmo com a vantagem mínima da equipe mineira.

Anderson Uchoa, que marcou seu primeiro gol pelo Ipatinga, revelou a mudança no clima do time, após a vitória sobre o Bragantino. “E o time funcionou bem dentro de campo, no primeiro tempo”, observou o volante. Lúcio Flávio, por sua vez, comentou que o Paraná, a exemplo de jogos anteriores, tenha dominado, sem conseguir o resultado. “Eles fizeram gol em falha nossa”, lamentou.

E Lúcio Flávio não voltou para o segundo tempo, substituído pelo técnico Ricardinho por Wendel. A segunda alteração do treinador do Paraná foi a entrada de Ricardo Conceição na vaga de Wellington. O Ipatinga não trocou jogadores, mantendo a mesma formação e o domínio do jogo. Aos 4 min, quase ampliou a vantagem, quando Chiquinho acertou chute forte, que bateu na trave. A partida ficou aberta e os dois times desperdiçaram chances de gol, até que Anderson Uchoa, aos 32 min, fez o segundo.

IPATINGA 2 X 0 PARANÁ

Ipatinga
Helton Leite; Gedeilson, Eron, Tiago Alencar e João Victor; Max Carrasco (Leandro Brasília), Anderson Uchoa, Wellington Bruno e Chiquinho (Vinícius Kiss); Márcio Diogo (Leo) e Bruno Batata
Técnico: Eugênio Souza

Paraná
Luís Carlos; Paulo Henrique, Amarildo, Anderson e Wendel Borges; Zé Luís, Wellington (Ricardo Conceição), Fernandinho e Lúcio Flávio (Wendel); Luisinho (Marquinhos) e Arthur
Técnico: Ricardinho
 
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 14/8/2012 (terça-feira)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves
Auxiliares: Vanderson Antônio Zanoti e Wagner de Almeida Santo
Cartões amarelos: Max Carrasco (I), Paulo Henrique (P), Wendel (P), Anderson Uchoa (I), Zé Luís (I), Wellington Bruno (I)
Gols: Anderson Uchoa, aos 8 min do primeiro tempo e aos 32 min do segundo tempo;