Topo

Série B - 2019

Na 3ª vitória em 4 jogos, Ipatinga bate América-MG e impede rival de se aproximar do G4

Do UOL, em Belo Horizonte

21/08/2012 22h58

Depois de um primeiro tempo muito ruim, que refletiu a péssima campanha dos donos da casa e o momento irregular dos visitantes, o Ipatinga venceu o América-MG, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Ipatingão, com gol marcado na etapa final, que foi muito melhor. O resultado não foi suficiente para tirar a equipe da zona de rebaixamento, mas deu mais alento à sua torcida, pois obteve o terceiro triunfo nos quatro últimos jogos.

Já o América-MG não poderia ter uma despedida pior do primeiro turno da Série B. O time americano se manteve com 30 pontos, desperdiçando a chance de se aproximar do G4. O time americano, que fez ótima campanha no início da competição, da qual chegou a ser líder, termina a fase inicial da competição com dois jogos seguidos sem vencer, já que vinha de empate com o seu xará potiguar, no Independência, em 1 a 1.

O Ipatinga, ao contrário, continua em sua reação, ainda meio tímida. Desde que Eugênio Souza, seu quarto treinador, assumiu, o time somou nove pontos em 12 possíveis. A única derrota nesse período foi na rodada anterior, quando perdeu para o Guaratinguetá, por 3 a 1, no campo do adversário, concorrente direto na disputa para deixar a zona de degola. O clube do Vale do Aço soma agora 13 pontos.

Eugênio Souza disse que o grupo de jogadores do Ipatinga está lutando muito para sair da situação difícil em que ainda se encontra. “Fizeram um grande jogo, foram muito aplicado na marcação, conseguimos uma vitória importante, para dar um pulinho a mais na tabela”, avaliou o treinador. O atacante Fábio Júnior, do América-MG, reconheceu que a situação está complicada. “O time foi muito apático, não criou chances de gol. Temos de rever o que está acontecendo para começar bem o 2º turno”, afirmou.

O jogo começou com muitos erros dos dois lados, especialmente de passes. Apesar de jogar fora de casa, o América-MG tomava mais a iniciativa do ataque, embora sem criar chances efetivas. Nos 20 minutos iniciais, cada goleiro havia trabalhado duas vezes, mas em nenhum delas com elevado grau de dificuldade. Tanto a equipe americana como o Ipatinga falhavam no momento do último passe ou da finalização.

O tempo frio no Vale do Aço e o pequeno público presente ao Ipatingão completavam o cenário pouco animado. Aos 34 min, um lance para quebrar a monotonia reinante. Fábio Júnior puxou contra-ataque, serve a Rodrigo Pimpão, que bate cruzado e Helton Leite faz a defesa. A resposta do Ipatinga, no minuto seguinte, com Márcio Diogo, ficou na zaga americana. Aos 39 min, Bruno Batata arriscou de longe e Neneca pôs a escanteio.

E o primeiro tempo terminou sem gols. “Tivemos um volume bom de jogo, mas cometemos erros na frente, na saída de bola, e o Ipatinga acabou indo para cima”, comentou Neneca. O atacante ipatinguense Bruno Batata também viu erros por parte do seu time. “Cometemos erros individuais, que prejudicaram a atuação coletiva”, observou o camisa 9 da equipe da casa. Para o técnico Milagres, o América precisa controlar a ansiedade quando recupera a bola em seu campo e parar de errar passes.

Apesar de não ter gostado da atuação americana, o treinador não alterou o time para a etapa final. O Ipatinga também voltou com a mesma formação. Logo no primeiro minuto, o lateral esquerdo João Victor fez boa jogada individual e chutou forte, mas Neneca fez boa defesa. Aos 8 min, Gabriel colocou a bola nas redes do time mandante, mas o gol não valeu, por causa da marcação de impedimento. Dois minutos depois, Wellington Bruno marcou e esse gol valeu, colocando o Ipatinga à frente do placar.

A partida era bem mais ofensiva no segundo tempo. Pouco depois Wellington Bruno fez outra boa jogada e o Ipatinga desperdiçou a chance de aumentar o marcador. O técnico Milagres, aos 17 min, tirou Thiaguinho e Fábio Júnior colocando os atacantes Soares e Adeílson. O América tentava pressionar, mas cedia espaços para os contra-ataques da equipe do interior, que ameaçava constantemente o gol defendido por Neneca.

IPATINGA 1 X 0 AMÉRICA-MG

Ipatinga
Helton Leite; Gedeilson, Eron (Marcel), Tiago Alencar e João Victor; Max Carrasco, Anderson Uchoa, Wellington Bruno e Vinícius Kiss (Leandro Brasília); Márcio Diogo (Bachin) e Bruno Batata
Técnico: Eugênio Souza

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Lula e Bryan; Agenor, Glauber, Thiaguinho (Soares) e Thiago Humberto (Júnior Timbó); Rodrigo Pimpão e Fábio Júnior (Adeílson)
Técnico: Milagres

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 21/8/2012 (terça-feira)
Árbitro: Flávio Henrique Coutinho Teixeira
Auxiliares: Marconi Helbert Viera e Pablo Almeida da Costa
Público: 563 pagantes
Renda: R$ 4.300
Cartões amarelos: Thiaguinho (A), Márcio Diogo (I), Tiago Alencar (I), Bryan (A), Bachin (I)
Cartão vermelho: Bryan (A)
Gols: Wellington Bruno, aos 10 min do segundo tempo