Topo

Série B - 2019

Avaí vence, de virada, o Boa Esporte, chega a 33 pontos e se aproxima do G4 da Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

28/08/2012 21h22

Depois de um péssimo primeiro tempo, quando foi dominado, o Avaí melhorou o rendimento na etapa final e venceu, de virada, o Boa Esporte, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, no começo do returno da Série B. Com o triunfo, o time catarinense se recuperou da derrota para o Criciúma (2 a 0), no encerramento do turno, e freou a reação do representante de Varginha.

O Boa Esporte vinha de duas vitórias consecutivas nas rodadas finais do turno, mas começou com derrota sua participação no returno, mantendo-se com 25 pontos. O anfitrião Avaí, que teve invencibilidade de seis jogos interrompida na rodada passada, voltou a vencer e foi a 33 pontos, se aproximando do G4.

Cada time foi melhor em um tempo. O Boa Esporte, na base da marcação fechada e exploração de contra-ataques, teve o controle da etapa inicial, quando abriu o marcador. O segundo tempo foi totalmente dominado pelo Avaí, que conseguiu uma sofrida virada. Na próxima sexta-feira, a equipe mineira recebe o Guarani, em Varginha, e, no sábado, o Avaí visita o São Caetano.

O primeiro tempo começou com o Avaí tentando pressionar o adversário, mas cedeu espaços ao contra-ataque do Boa Esporte, que logo aos 9 min, abriu o marcador, por meio de Marcelo Macedo, que ficou totalmente livre à frente do goleiro Diego, colocando a bola na rede do time da casa. Em desvantagem, a equipe catarinense demonstrou estar perdida em campo e por pouco não levou o segundo gol, aos 15 min, com Vanger.

O Avaí não conseguia se organizar, cometia muitos erros de passe e permitia os contra-ataques do Boa Esporte, que recuava a marcação e quando recuperava a bola partia com velocidade e sempre levava perigo para a defesa catarinense. O time anfitrião só conseguiu ameaçar o gol do time mineiro, aos 20 min, por meio de chute de Diogo Costa, bem defendido pelo goleiro Daniel Luiz.

O panorama do primeiro tempo não se alterou. O Avaí tentava tomar a iniciativa do jogo, mas pouco criava ofensivamente. O Boa, que priorizava a marcação, criou mais chances sempre nos contra-ataques. Erros de finalização, especialmente cometido por jogadores de meio de campo, como Radamés e Francismar é que evitaram o segundo gol mineiro.

“Tem que melhorar, está muito ruim”, afirmou o técnico do Avaí, Hemerson Maria, resumindo sua avaliação do primeiro tempo de sua equipe. O volante Radamés, ao contrário, gostou da atuação do Boa. “Sabíamos que o jogo seria difícil, o time deles gosta de ter a posse de bola, mas jogamos dentro da nossa proposta, de atuar mais atrás e partir para o contra-ataque”, analisou.

Para o segundo tempo, Hemerson Maria mexeu duas vezes no seu time, colocando Camilo e o estreante Ricardo de Jesus nas vagas de Bruno e Felipe Alves. O Boa Esporte, por sua vez, voltou com a mesma formação que acabara o primeiro tempo, já que tinha Sidney Moraes foi obrigado a substituir Everton, lesionado, por Michel Elói.

Com apenas um volante, o Avaí pressionou muito, encurralou o Boa e empatou, aos 9 min, com gol marcado por Renato Santos, aproveitando lance de bola parada. O Boa chegou a equilibrar as ações por algum tempo, mas acabou não resistindo à pressão dos donos da casa, que novamente aproveitou bola parada para fazer o segundo gol, aos 39 min, por meio de Diogo Costa.

AVAÍ 2 X 1 BOA ESPORTE

Avaí
Diego; Vagner Dias, Jaílton, Renato Santos e Julinho; Rodrigo Thiesen, Bruno (Camilo), Nenê Bonilha (Pirão) e Kléber Santana; Diogo Acosta e Felipe Alves (Ricardo de Jesus)
Técnico: Hemerson Maria

Boa
Daniel Luiz; Neilson, Carciano, Neylor e Petros (Hygo); Everton (Michel Elói), Radamés, Olívio e Francismar (Serginho); Vanger e Marcelo Macedo
Técnico: Sidney Moraes

Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 28/8/2012 (terça-feira)
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Auxiliares: Moisés Aparecido de Souza e Pedro Martinelli
Cartões amarelos: Petros (B), Neilson (B), Francismar (B), Kléber Santana (A), Neylor (B)
Gols: Marcelo Macedo, aos 9 min do primeiro tempo; Renato Santos, aos 9 min e Diogo Acosta, aos 39 min do segundo tempo