Topo

Série B - 2019

Atlético-PR arranca empate no final, complica o Ipatinga, mas segue fora do G-4

Do UOL, em Belo Horizonte

31/08/2012 23h52

Com um gol aos 41min do segundo tempo, o Atlético-PR empatou com o Ipatinga, em 1 a 1, nesta sexta-feira, no estádio Ipatingão, e evitou a derrota. Porém, o time pararaense desperdiçou a chance de entrar provisoriamente no G-4 (grupo de acesso à Série A). A equipe mineira, que luta contra o rebaixamento, permanece em situação complicada na Série B.

O Atlético foi a 34 pontos e subiu para o quinto lugar,  mas permaneceu fora do grupo dos quatro que avançam para a primeira divisão nacional em 2013. Se vencesse a partida, o time de Curitiba dormiria no G-4. Por causa do confronto entre São Caetanto e Avaí neste domingo, a equipe paranaense perderá a quinta colocação.

O Ipatinga chegou a 15 pontos e assumiu a 18ª posição (antepenúltimo). O time mineiro esboçou uma reação na competição. Antes do empate desta sexta-feira, havia vencido três vezes em cinco jogos, empatado uma e perdido outra.

Pouca coisa ocorreu no primeiro tempo da partida no Ipatingão, que foi sonolenta na maior parte. As duas equipes criaram poucas oportunidades e não saíram do 0 a 0. Cada uma teve apenas uma chance clara para abrir o placar, mas não aproveitaram.

O Ipatinga chegou com perigo aos 19min. Depois de uma cobrança de falta, Bruno Batata cabeceou à esquerda do gol adversário. O Atlético esteve ainda mais perto de marcar, aos 43min. Marcão entrou saiu livre, cara a cara com o goleiro Helton Leite, mas chutou mal e mandou a bola para fora.

O Atlético sofreu uma baixa durante a partida. O zagueiro Manoel torceu o tornozelo esquerdo e tentou permanecer em campo, mas não suportou a dor e deixou o campo aos 30min para a entrada de Naldo. O volante Deivid foi substituído no intervalo e deu lugar a Derley.

No início do segundo tempo, o Atlético teve outra chance para marcar. Depois de cruzamento da direita, Derley desviou de cabeça e Helton Leite fez boa defesa. Na sobra, Marcão ficou com a sobra, mas foi travado na hora de chutar a gol.

A partida no segundo tempo foi um pouco mais movimentada, com as duas equipes tentando atacar mais. Aos 22min, numa cobrança de escanteio da esquerda, o zagueiro Eron cabeceou firme para abrir o placar para o Ipatinga. Na comemoração, o jogador tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo.

Em busca do empate, o Atlético quase marcou aos 28min. Marcão desviou de cabeça uma bola cruzada na área, mas Helton Leite fez boa defesa novamente e manteve o Ipatinga à frente no placar.

Quando a partida caminhava para o final, o Atlético chegou ao empate. João Paulo arriscou de fora da área, a bola picou no gramado e surpreendeu o goleiro Helton Leite, que dessa vez não evitou o empate do adversário. O time paranaense pressionou no final e teve chance de vencer o jogo.

IPATINGA 1 X 1 ATLÉTICO-PR

Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Tiago Alencar, Eron e João Vítor; Anderson Uchoa, Bruninho (Andrezinho), Max Carrasco e Wellington Bruno; Vinícius Kiss (Leandro Brasília) e Bruno Batata
Técnico: Eugênio Souza

Atlético-PR
Weverton; Maranhão, Manoel (Naldo), Cléberson e Pedro Botelho; Deivid (Derley), João Paulo, Henrique e Zezinho (Marcelo); Felipe e Marcão
Técnico: Ricardo Drubscky

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 31/8/2012 (sexta-feira)
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP)
Auxiliares: Paulo César Silva Faria e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
Cartões amarelos: Cleberson, Felipe (Atlético-PR); Eron (Ipatinga)
Gols: Eron, aos 22min, João Paulo, aos 41min do segundo tempo