Topo

Série B - 2019

ASA vence Ipatinga, afasta-se da zona de risco e segura reação do adversário

Do UOL, em Belo Horizonte

04/09/2012 23h41

Diante de um adversário que tem aproveitamento de apenas 12% como visitante, o ASA fez o seu dever de casa, ao derrotar o Ipatinga, por 3 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL), chegou a 27 pontos e se distanciou mais um pouco da zona de degola. O time do Vale do Aço mineiro, por sua vez, voltou a ser derrotado após três jogos e teve freada sua tímida reação na Série B do Brasileiro.

Com a nona derrota longe de seus domínios, condição em que só venceu uma vez e empatou outra, o Ipatinga manteve-se com 15 pontos e segue em situação muito complicada na competição. Já o ASA, obteve sua sexta vitória como mandante, melhorando o seu aproveitamento nessa circunstância, que passou de 51% para 61%.

Depois de perder para o lanterna Grêmio Barueri, por 1 a 0, fora, e diante do Ipatinga, outro time que desde o início da competição está na zona de rebaixamento, o ASA entrou em campo como mandante e na obrigação de vencer para não correr risco de se aproximar da área de risco. Armado no 3-5-2, esquema preferido do técnico Nedo Xavier, o time alagoano teve comportamentos distintos nos dois tempos, atuando muito melhor no segundo, quando marcou seus três gols.

Ainda sem vencer no returno da Série B, com dois empates, diante de ABC e Atlético-PR, e com péssimo aproveitamento como visitante, o Ipatinga atuou no 4-4-2, mas pouco atacou o adversário, chegando quase sempre em chutes de longa distância ou em lances de bola parada. A estratégia deu certo nos 45 minutos iniciais, mas fracassou na etapa final.

Desde o início do primeiro tempo, o ASA demonstrou a intenção de tomar a iniciativa do ataque, buscando abrir vantagem sobre o Ipatinga, que evidenciava sua preocupação inicial com a marcação, tentando contra-atacar. A grande chance no começo do jogo foi do time alagoano, aos 16 min, quando Gabriel fez bom cruzamento da direita e Lúcio Maranhão, livre, tocou a bola, mas a mandou por cima do travessão.

Depois disso, a partida ficou monótona. De um lado, o ASA tentando atacar, sem ameaçar o gol adversário e, do outro, o Ipatinga se defendendo e esperando o tempo passar. Aos 39 min, após falha da defesa alagoana, Vinícius Kiss acertou potente chute, obrigando o goleiro Gilson a fazer difícil defesa. A resposta do time mandante foi imediata. Aos 40 min, Lúcio Maranhão recebeu a bola livre na área ipatinguense e chutou, mas o goleiro Helton Leite salvou o gol.

Para o atacante do time alagoano, o camisa 1 do Ipatinga é que evitou o gol e não foi ele quem desperdiçou a chance. “Vi o canto aberto, tentei acertar, mas o goleiro defendeu muito bem”, comentou Lúcio Maranhão, que não perde a esperança de colocar a bola nas redes no segundo tempo. “Vou trabalhar para isso”, acrescentou. Já Vinícius Kiss considera que o caminho do Ipatinga passa pelos chutes de longa distância. “Bati três bolas, não acertei, mas vamos tentar aproveitar as chances na etapa final”, afirmou.

No intervalo, o meia Didira, do ASA, passou mal, deitou-se no gramado, mas, de acordo com o médico Celso Mattos, não foi nada mais sério e ele jogou o segundo tempo normalmente. Dessa forma, a única modificação no time da casa foi a entrada de Rogério Maranhão na vaga de Roberto Jacaré. No Ipatinga, Eugênio Souza não mexeu na equipe. E o panorama não se alterou, com o ASA atacando e o Ipatinga tentando o contragolpe.

Logo aos 4 min, o zagueiro Audálio se arriscou no ataque e fez boa jogada individual, antes de bater na saída do goleiro Helton Leite para abrir o marcador. Não demorou muito e o ASA fez o segundo gol, aos 11 min, por meio de Lúcio Maranhão, que prometeram trabalhar para balançar as redes na etapa final e conseguiu seu objetivo. A etapa final era fácil para o ASA, que marcou o terceiro, aos 22 min, por meio de Chiquinho Baiano, após tabela com Didira, recuperado do vômito no intervalo.

ASA 3 X 0 IPATINGA

ASA
Gilson; Fabiano, Walison e Audálio; Gabriel (Valdívia), Cão, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Lúcio Maranhão (Davi Ceará) e Roberto Jacaré (Rogério Maranhão)
Técnico: Nedo Xavier

Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Tiago Alencar (Lucão), Eron e João Vítor; Anderson Uchoa, Max Carrasco (Leandro Brasília), Vinícius Kiss e Wellington Bruno; Márcio Diogo (Douglas) e Bruno Batata
Técnico: Eugênio Souza

Local: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL)
Data: 4/9/2012 (terça-feira)
Árbitro: Mayron dos Reis Novaes
Auxiliares: Ubiratan Bruno Viana e José Vanderlei da Silva
Cartões amarelos: Tiago Alencar (I),
Gols: Audálio, aos 4 min; Lúcio Maranhão, aos 11 min; Chiquinho Baiano, aos 22 min do segundo tempo