Topo

Série B - 2019

Em confronto entre aprendiz e mestre, Boa vence ASA, encerra série de 3 derrotas e supera rival

Do UOL, em Belo Horizonte

07/09/2012 21h25

O Boa Esporte interrompeu série de três derrotas, ao vencer o ASA, por 3 a 2, na noite desta sexta-feira, no Estádio Melão, em Varginha, deixando o ‘aprendiz’ Sidney Moraes em vantagem no confronto diante do seu ‘mestre’ Nedo Xavier. Os dois profissionais atuaram juntos na comissão técnica do time de Varginha – 7º colocado em 2011 –, quando o vencedor do jogo pela 23ª rodada da Série B era o assistente e o perdedor o treinador.

Com o triunfo, o time de Sidney Moraes voltou a ultrapassar a equipe de Nedo Xavier na tabela de classificação. O Boa chegou a 28 pontos, um a mais do que o ASA. Os dois times tinham invertido as posições na rodada do meio de semana, quando a equipe sul-mineira foi derrotada pelo Atlético-PR e o clube de Arapiraca bateu o Ipatinga, outro dos três representantes de Minas na Série B.

Antes do início do jogo, Sidney Moraes e Nedo Xavier se encontraram e trocaram elogios, em clima alegre e descontraído. “O Nedo é uma pessoa que admiro muito, fui auxiliar dele e aprendi bastante. Tenho admiração não apenas pelo profissional, mas pela pessoa que ele é”, afirmou o atual técnico do Boa. “O Sidney tem tudo para ser um grande treinador e dar muitas alegrias aos times que comandar. É uma pessoa de quem gosto muito”, devolveu o ‘professor’ Nedo Xavier.

Com a bola rolando, ficou evidente que o ASA entrou em campo apenas para se defender, enquanto o Boa, desde o início tomou a iniciativa do jogo e, aos 7 min, Marcelo Macedo, livre, desperdiçou a primeira grande oportunidade, completando para fora boa jogada de Vanger e Neílson. O time da casa continuou atacando e ameaçando o adversário, até que Marcelo Macedo se redimiu, aos 21 min, e abriu o marcador.

O jogo seguia controlado pelo Boa Esporte, que desperdiçou oportunidades para ampliar o marcador, mas, aos 34 min, o time alagoano empatou. O lateral esquerdo Chiquinho Baiano encheu o pé, em cobrança de falta e o goleiro Gabriel Leite deu rebote, bem aproveitado pelo zagueiro Wallison. O gol sofrido não abalou a equipe anfitriã, que voltou a atacar e não demorou a ficar novamente em vantagem.

Aos 39 min, Petros, aproveitou rebote do goleiro Gilson e fez 2 a 1 para o Boa Esporte. Três minutos depois, Wallison, autor do gol do ASA, se contundiu e deixou o campo para a entrada do zagueiro Edson Veneno, antigo titular, que havia sido barrado por ele. E aos 44 min, Marcelo Macedo fez o terceiro do time mineiro e o seu segundo gol na partida.

No segundo tempo, Nedo Xavier repetiu a alteração feita na última terça-feira e que levou o ASA à vitória sobre o Ipatinga, por 3 a 0, em Arapiraca. Tirou Roberto Jacaré e colocou Rogério Maranhão, para formar dupla com Lúcio Maranhão. Dessa vez, no entanto, a alteração não foi suficiente para melhorar o desempenho ofensivo do time alagoano, o quer aconteceu depois que Valdívia substituiu a Gabriel.

Logo depois que ele entrou em campo, no Melão, o ASA fez o seu segundo gol, com o próprio Valdívia, aproveitando tabela com Didira. Depois disso, o time visitante passou a pressionar em busca do empate. O Boa Esporte, por sua vez, recuou muito. Insatisfeito com o momento do time, Sidney Moraes tirou Jajá, que entrara 17 minutos antes no lugar de Francismar, e colocou Radar. A equipe mineira terminou a partida com um jogador a menos, por causa da expulsão de Marcelo Macedo, aos 39 min. Apesar do drama no final, o Boa voltou a vencer e se distanciou um pouco mais da zona de risco.

BOA ESPORTE 3 X 2 ASA

Boa Esporte
Gabriel Leite; Robert, Gabriel, Carciano e Neilson; Everton, Radamés, Petros e Francismar (Jajá) (Radar); Vanger (Allan) e Marcelo Macedo
Técnico: Sidney Moraes

ASA
Gilson; Audálio, Fabiano e Wallison (Edson Veneno); Gabriel (Valdívia), Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Lúcio Maranhão e Roberto Jacaré (Rogério Maranhão)
Técnico: Nedo Xavier

Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Data: 7/09/2012 (sexta-feira)
Árbitro: Vinicus Furlan
Auxiliares: Alex Alexandrino e Bruno Salgado Rizo
Cartões amarelos: Audálio (A), Gabriel (B), Marcelo Macedo (A), Neílson (A)
Cartões vermelhos: Marcelo Macedo (B)
Gols: Marcelo Macedo, aos 21 e 44 min, Wallison, aos 34 min e Petros, aos 39 do primeiro tempo; Valdívia, aos 24 min do segundo tempo