Topo

Série B - 2019

São Caetano mantém fama de visitante "chato", goleia América-MG em BH e encosta no G-4

Do UOL, em Belo Horizonte

11/09/2012 21h33

Em jogo de sete gols, dois pênaltis e queda de iluminação, o São Caetano comprovou porque tem sido um visitante “chato” na Série B. O time paulista goleou o América-MG, por 5 a 2, nesta terça-feira, no estádio Independência, na capital mineira, e encostou no G-4. A equipe mineira, que interrompeu a reação, completou a sétima partida sem vencer em casa.

Com a sétima vitória em 12 jogos fora de casa (foram três empates e duas derrotas), o São Caetano chegou a 43 pontos e subiu para o quinto lugar na tabela, uma posição abaixo do grupo dos quatro se classificam para a Série A do Brasileiro. Com o resultado desta terça-feira, o time paulista reabilitou-se da derrota em casa para o ABC, por 1 a 0. Foi o terceiro triunfo em quatro partidas sob o comando do Emerson Leão.

Depois de golear o Criciúma por 4 a 0 atuando fora de casa, o América voltou a decepcionar diante da torcida. Foi a quarta derrota no Independência, além de três empates. Com o novo tropeço como mandante, a equipe mineira permaneceu provisoriamente em sétimo lugar com 37 pontos. Foi o primeiro revés com Mauro Fernandes no comando. Antes, foram duas vitórias e um empate.

O primeiro tempo foi marcado por um jogo bastante movimentado, com dois gols para cada lado, e pela queda parcial da iluminação do Independência. Por causa do problema técnico no estádio, a partida ficou paralisada por 12 minutos.

Para fazer jus à boa campanha como visitante, o São Caetano iniciou bem a partida e pressionou os dois da casa até abrir o placar aos 18min. Fabinho aproveitou um vacilo do lateral Boiadeiro e chutou forte de perna esquerda, sem chance para o goleiro Neneca.

O América empatou, aos 25min, em jogada individual de Pará, que entrou driblando até finalizar com o pé direito no canto direito de Luiz para fazer um belo gol. Um minuto depois, o São Caetano voltou à ficar à frente no marcador. Éder chutou rasteiro de fora da área e mandou a bola no canto esquerdo de Neneca.

Aos 30min, alguns refletores localizados atrás do gol do São Caetano apagaram e comprometeram a iluminação naquele lado do campo. Mesmo assim, o árbitro deu continuidade ao jogo e o América quase empatou com Geovanni, que acertou a trave do goleiro Luiz. Em seguida o jogo foi paralisado.

Com o problema solucionado, a partida foi reiniciada aos 42min. O São Caetano voltou a pressionar, mas não aproveitou as oportunidades. O América reagiu e empatou aos 51min. Pará cruzou rasteiro e Alessandro desviou. O goleiro Luiz ainda tocou na bola, mas não evitou o gol americano.

O segundo tempo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o gol. O São Caetano foi mais eficiente e marcou o terceiro gol aos 19min. Marcelo Costa recebeu na grande área e bateu colocado no canto superior esquerdo de Neneca, que se esticou e não alcançou a bola.

O São Caetano manteve o ritmo e conseguiu ampliar aos 26min. Depois de o árbitro assinalar pênalti de Dudu em Somália, Marcelo Costa cobrou rasteiro com categoria para fazer 4 a 2.

Aos 33min, Somália ampliou para o São Caetano em cobrança de pênalti que ele mesmo sofreu em lance com Agenor. O atacante cobrou rasteiro e enganou Neneca.

AMÉRICA-MG 2 X 5 SÃO CAETANO

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Pará; Dudu, Agenor, Leandro Ferreira (Junior Timbó) e Geovanni (Gilberto); Alessandro e Fábio Júnior (Adeílson)
Técnico: Mauro Fernandes

São Caetano
Luiz; Samuel Xavier (Marcone), Wagner, Eli Sabiá e Fabinho; Augusto Recife, Moradei, Éder (Jaime Bustamante) e Marcelo Costa; Danielzinho e Leandrão (Somália)
Técnico: Emerson Leão

Data: 11/9/2012 (terça-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha
Auxiliares: Márcia Lopes Caetano e João Patrício de Araújo
Cartões amarelos: Augusto Recife, Marcone (São Caetano); Gilberto, Gabriel, Adeílson (América)
Gols: Fabinho, aos 18min, Pará, aos 25min, Éder, aos 26min, Alessandro, aos 51min do primeiro tempo; Marcelo, aos 19min e 26min, Somália, aos 33min do segundo tempo