Topo

Série B - 2019

ASA vence com gol aos 45 minutos do segundo tempo e afasta Joinville do G-4

Do UOL, em Porto Alegre

11/09/2012 21h32

O ASA venceu o Joinville na noite desta terça-feira no estádio Municipal de Arapiraca, por 1 a 0, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo. Apesar do placar “magro”, as duas equipes fizeram uma partida bastante movimentada, porém, sem muitas chances claras de gol. O clube alagoano dominou grande parte do jogo e mereceu a vitória que levou a equipe aos 30 pontos.

Com a derrota, somada com as vitórias de Atlético-PR e São Caetano, o Joinville deixou o grupo dos classificados para a Série A de 2013. Depois de iniciar a 24 rodada na quarta colocação, perdeu duas posições permanecendo com os 42 pontos.

Atuando em casa e com dois zagueiros devido à suspensão de Audálio, o ASA desde os primeiros minutos de jogo partiu para o ataque.  Necessitando de vitória para voltar a fazer parte do G-4, o Joinville se fechava na defesa, para impedir os avanços do adversário e partir em rápidos contra-ataques.

Apesar do jogo franco, as duas defesas levavam vantagem sobre os ataques e a maioria das oportunidades de gols saiu de chutes de fora da área ou em jogadas que tinham a presença de zagueiros dos adversários. Logo a cinco minutos, William recebeu passe no interior da grande área e chutou, mas a bola passou próximo ao poste esquerdo de Gilson. Aos 17, Rogério Maranhão caiu dentro da área, mas o árbitro Fabrício Neves Corrêa entendeu como jogada normal e mandou o lance prosseguir.

A partir deste momento, os alagoanos passaram a dominar as ações ofensivas, com o time catarinense permitindo o avanço até a sua intermediária. Com uma forte marcação, os comandados de Leandro Campos roubavam a bola e partiam em velocidade para o ataque. Em um desses lances, aos 21, Ricardinho arriscou de fora da área e a bola foi parar no poste direito de Gilson.

Aos 36, Rogério Maranhão recebeu lançamento de Davi Ceará, invadiu a área, e colocou na saída de Ivan. Antes de chegada de Lúcio, que se preparava para a finalização, Glaydson se esticou e afastou o perigo. Antes de encerrar o primeiro tempo, Lima arriscou de longe, mas a bola passou a esquerda da meta do ASA.

No retorno para a segunda etapa, o time Alagoano seguiu pressionando. A um minuto, Edson Veneno saltou mais alto que os marcadores e cabeceou, mas a bola subiu e passou sobre a meta do Joinville. Quatro minutos depois, Rogério Maranhão driblou dois marcadores próximos a linha de fundo, cortou para o meio da grande área e bateu cruzado. Novamente a bola passou próximo ao poste esquerdo de Gilson.

Com a pressão do ASA, o Joinville diminuiu as chegadas ao ataque. Porém, aos 17, em um rápido contra-ataque, William recebeu passe nas costas da defesa, avançou até a entrada da área, mas Gilson conseguiu chegar a tempo de impedir o chute do atacante catarinense.  Aos 26, Davi Ceará arriscou de fora da área, rasteira, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa. 

Depois de tanto pressionar, aos 45 minutos, Osmar cruzou da direita de ataque, a defesa do JEC não conseguiu afastar e Lúcio Maranhão chutou da entrada da área para marcar o 12º gol dele na Série B do Brasileiro. Mesmo com a vantagem, o ASA seguiu insistindo até o apito final.

Na 25ª rodada, o ASA vai a Santa Catarina na próxima sexta-feira enfrentar o Criciúma, às 19h30, no estádio Heriberto Hülse. Já o Joinville enfrenta no sábado o Ceará, às 16h, no estádio Presidente Vargas.

ASA 1 x 0 JOINVILLE

ASA
Gilson; Osmar, Fabiano, Edson e Chiquinho; Lucas (Jorginho), Cal, Davi Ceará (Valdívia) e Didira; Rogério Maranhão (Alecsandro) e Lúcio Maranhão.
Técnico: Nedo Xavier.

Joinville
Ivan; Eduardo, Pedro Paulo, Maurício e Marcinho; Leandro Carvalho, Glaydson, Ricardinho e Willian (Bruno Thiago); Jaílton (Adaílton) e Lima.
Técnico: Leandro Campos.

Cartões amarelos: Maurício (JOI) e Fabiano (ASA)

Gol: Lúcio Maranhão (45minutos/2º tempo)

Local: Estádio Municipal, em Arapiraca (AL)
Data: 11/09/2012 (terça-feira)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE)