Topo

Série B - 2019

Criciúma vence o ASA-AL e garante a permanência no grupo de acesso a Série A

Do UOL, em Porto Alegre

14/09/2012 21h24

O Criciúma venceu o ASA-AL, por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, no estádio Heriberto Hülse, e garantiu a permanência no G-4 da Série B. Com o resultado, o clube catarinense chega aos 49 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo Goiás, que tem 46, que joga no sábado contra o Atlético-PR, 43. Já o time de Alagoas, permanece na 13ª colocação com 30 pontos e pode cair para a 15ª colocação no caso de vitórias do CRB ou do ABC e do Boa, que jogam no sábado.

Atuando em casa e precisando da vitória, o Criciúma tomou a iniciativa de atacar, porém, com os muitos desfalques tinha dificuldade para superar a defesa do ASA. Os Alagoanos tentaram uma pressão inicial, mas logo passaram a esperar os catarinenses para aproveitar os espaços e contra-atacar.

A primeira oportunidade de gol ocorreu aos 19 minutos. Eric tentou um chute, mas a bola saiu torta e parou nos pés de Kleber. Na saída de Edson, o meia bateu e acertou o poste direito do ASA. Depois desse lance, os catarinenses aumentaram a pressão e criaram outras oportunidades.

Aos 26, Lucca cruzou da direita, Marlon chegou batendo, mas a bola saiu próximo ao poste direito do ASA. Quatro minutos depois, Marlon passou para Lucca, na intermediária. O atacante ajeitou e bateu forte, Edson, no reflexo, salvou espalmando para a linha de fundo. Para tentar diminuir a pressão, os comandados de Nedo Xavier adiantaram a marcação no meio de campo.

Durante algum tempo a estratégia funcionou, mas aos 38 minutos Marlon recebeu passe na frente da área e bateu cruzado. Mais uma vez a bola passou na frente da meta e saiu próximo ao poste esquerdo de Edson. A única oportunidade do ASA na primeira etapa ocorreu aos 40. Didira lançou Rogério Maranhão, o atacante chutou rasteiro para fácil defesa de Michel Alves.

No segundo tempo, o ASA voltou determinado a diminuir o espaço para tentar impedir as jogadas ofensivas dos catarinenses. Porém, logo há dois minutos, Válber cruzou da esquerda de ataque, Edson Veneno errou o domínio da bola, o estreante Eric aproveitou e deu um potente chute no canto direito de Edson. Criciúma 1 a 0.

Após o gol, o time catarinense diminuiu a pressão e viu o adversário crescer, porém, sem conseguir criar chances claras de gols. Nos contra-ataques, o Tigre criou boas oportunidades, mas desperdiçou concluindo com pouca força como ocorreu com Lucca, aos 7, e com Douglas, aos 13. Para aumentar a presença no campo ofensivo, Nedo Xavier retirou Veneno e colocou Valdivia.

O ASA melhorou, começou a pressionar o Criciúma, mas faltavam as oportunidades. Até que aos 20 minutos, Chiquinho bateu falta pelo lado direito de ataque e obrigou Michel Alves espalmar pela linha de fundo. Nove minutos depois, Douglas aproveitou um chutão da defesa, ganhou do marcador, invadiu a área e bateu cruzado, mas a bola foi parar na rede pelo lado de fora.

Porém, aos 31, o centroavante roubou a bola na transição ofensiva do ASA e lançou para Lucca invadir a área e chutar no canto direito de Edson. Criciúma 2 a 0. No lance seguinte, Rogério Maranhão arrematou rasteiro próximo a grande área, mas a bola passou ao lado do poste direito de Michel Alves. Aos 39, Kleber chutou de fora da área e obrigou Michel Alves a fazer grande defesa.

Porém, um minuto depois, Lúcio Maranhão cruzou rasteiro da esquerda, André Nunes recebeu no primeiro poste e chutou para o fundo da redes.  Aos 44, Valdívia arriscou do lado esquerdo de ataque, de dentro da grande área, e mais uma vez obrigou o goleio do Criciúma a fazer importante defesa.

O ASA seguiu pressionando, mas não conseguiu marcar o segundo e o jogo terminou em 2 a 1 para os catarinenses. Na 26ª rodada, o Criciúma enfrenta o Ipatinga, em Minas Gerais, no sábado, às 16h. No mesmo dia, mas às 21h, o ASA recebe no estádio municipal de Arapiraca o América-RN.