Topo

Série B - 2019

ABC vence o Guarani, se afasta do Z-4 e complica planos de G-4 dos paulistas

Do UOL, em Porto Alegre

21/09/2012 22h51

O ABC-RN venceu o Guarani, por 3 a 1, na noite desta sexta-feira, no estádio Frasqueirão, e subiu temporariamente três posições e chega a 12ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Com os pontos conquistados, o clube potiguar chega aos 32 e fica a sete do Guaratinguetá, primeiro entre os rebaixados.

A derrota complica os planos dos paulistas de se aproximar do G-4 e praticamente acaba com a possibilidade de obter a classificação para a  Séria A em 2013. Faltando 12 rodadas, o time de Campinas permaneceu na 11ª rodada com 35 pontos e pode ver os clubes que estão na frente ampliar a distância na tabela de classificação.

Jogando em casa, o ABC começou pressionando o Guarani. Porém, com dificuldades para furar o bloqueio armado por Vadão, o time potiguar optou por finalizações de longa distância, na maioria sem perigo para o goleiro Juliano. A primeira oportunidade ocorreu aos 12 minutos, quando Walter Minhoca bateu falta da intermediária, a bola passou no meio da barreira e foi pela linha de fundo, mas raspando no poste esquerdo da equipe paulista.

Após esse lance, o jogo passou a ser disputado basicamente no meio de campo. Com muitas faltas e com os defensores levando vantagem sobre os atacantes, poucas chances fora criadas. Aos 25, Cascata fez excelente lançamento por cima da defesa para Éderson, mas o atacante deixou a bola quicar e chutou sem direção. No lance seguinte, Renatinho Potiguar avançou pelo lado esquerdo de ataque e, próximo à linha da grande área, chutou rasteiro, obrigando Juliano a espalmar pela linha de fundo.

O Guarani se defendia a partir do meio de campo e tentava aproveitar os contra-ataques para abrir o placar. Porém, também tinha dificuldade de superar a defesa do clube potiguar. Aos 42, Danilo Sacramento aproveitou uma bola afastada pela defesa e bateu forte da intermediária, mas a bola subiu e passou próximo ao poste superior de Andrey.

Na segunda etapa, novamente o time local iniciou dominando as ações ofensivas.  Aos seis minutos, Pedro Silva cruzou da direita de ataque e Pardal arrematou sobre a meta do Guarani. Porém, na jogada seguinte, o zagueiro Rodrigo Arroz derrubou Pedro Silva dentro da área e o árbitro Eduardo Tomaz de Aquino Valadão marcou o pênalti. Na cobrança, Adriano Pardal bateu no canto direito e Juliano pulou para o esquerdo. ABC 1 a 0 Guarani.

A partir do gol, as duas equipes passaram a alternar o domínio da posse de bola e chances de gols. Porém, aos 22, Ronaldo colocou o braço na bola dentro da área e o árbitro marcou a penalidade máxima. Pedro Silva chutou rasteiro no meio da meta, mas Juliano saltou para a direita. ABC 2 a 0.

Necessitando diminuir, o Guarani ampliou a presença no campo ofensivo, mas seguia com dificuldades para furar o bloqueio do ABC. Sem conseguir penetração, abusava dos chutes de longa distâncias, que na maioria parava nas mãos de Andrey. Aos 35, Walter Minhoca levantou da direita de ataque, a bola quicou na pequena área e obrigou Juliano a espalmar para fora da área.

Três minutos depois, na entrada da área, Raul fez passe preciso de calcanhar para Diego Clementino. O atacante avançou pela esquerda de ataque e chutou para marcar o terceiro gol do time potiguar. Aos 46, Bileu derrubou Ronaldo dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O próprio jogador do Guarani bateu e descontou. Na próxima terça-feira, o ABC recebe o ASA-AL no Frasqueirão, às 19h30. Já o Guarani enfrenta o Guaratinguetá, na sexta-feira, às 19h30, no estádio Dario Rodrigues Leite.