Topo

Série B - 2019

Atlético-PR vence o Ceará, volta a se aproximar do G-4 e segura o rival

Do UOL, em Porto Alegre

22/09/2012 16h50

O Atlético-PR venceu o Ceará, por 2 a 1, na tarde desta sábado, no Eco Estádio, em Curitiba, e voltou a se aproximar do G-4. Com os três pontos somados, os paranaenses chegam aos 46 e avançam uma posição terminando a 26ª rodada na quinta colocação. Com a derrota, os cearenses permanecem com os 41 em sétimo.

A dois minutos, Elias arriscou um chute rasteiro de fora da área e a bola foi parar no canto esquerdo inferior da meta defendida por Fernando Henrique. Atlético-PR 1 a 0. Dois minutos depois, Marcelo cruzou rasteiro da esquerda, Deivid sem marcação, no meio da área, tentou desviar de calcanhar, mas errou e a bola saiu pela linha de fundo.

Atuando com três zagueiros, o Ceará se posicionava defensivamente para contra-atacar em velocidade ou para explorar os lançamentos diretos da defesa para o ataque. Porém, criava poucas oportunidades com a forte marcação do meio de campo e a presença constante dos comandados de Ricardo Drubscky no ataque.

Enquanto os cearenses arriscavam chutes de longa distância, na maioria sem direção, os paranaenses procuravam chegar próximo à meta adversária com a troca rápida de passes e cruzamentos das laterais. Porém, o Ceará criou a primeira oportunidade clara de gol aos 31. Apodi avançou pela direita, passou pelo zagueiro e cruzou. Mota, sem marcação, cabeceou, mas Weverton, bem colocado, defendeu com o braço.

“Nas poucas jogadas que conseguimos trabalhar a bola, chegamos ao ataque. Precisamos ter mais o controle do jogo”, afirmou o volante Juca do Ceará. “Começamos errar mais passes no final, precisamos ter mais tranquilidade para acertar, finalizar e aumentar o placar”, declarou Elias.

Na segunda etapa, o técnico PC Gusmão retirou Magno e Itamar para as entradas de Magno Alves e Robert. As mudanças surtiram efeito e logo aos cinco minutos Márcio Careca marcou o gol do Ceará. O lateral roubou a bola de Maranhão, na entrada da grande área, e bateu cruzado para deixar tudo igual. Atlético-PR 1x1 Ceará.

Porém, sete minutos depois, Marcão recebeu passe pelo lado direito do ataque, girou e, de bico, mandou um potente chute no ângulo esquerdo de Fernando Henrique. Atlético 2 a 1. Após o gol, o Ceará partiu para o ataque tentando um novo empate na base do abafa, mas criava poucas chances de gols.

Aos 18 minutos, quando Robert serviu Magno Alves, o atacante invadiu a área, arrumou para o chute, mas mandou a bola sobre o poste superior de Weverton. Depois desse lance, o Atlético passou a manter mais o domínio da posse de bola, mas só conseguiu criar uma boa oportunidade aos 35, em cobrança de falta de Paulo Baier, que o goleiro Fernando Henrique fez fácil defesa.

Aos 44, Felipe arriscou de longe e novamente o goleiro do clube cearense defendeu evitando o terceiro gol do Atlético. O Ceará insistiu até o final, mas não conseguiu igualar o placar e o resultado final foi 2 a 1 para os donos da casa. Na 27ª rodada, o Atlético-PR enfrenta o Bragantino, no próximo sábado, às 16h, no estádio Nabi Abi Chedid. No mesmo dia, o Ceará recebe o Ipatinga, às 21h, no estádio Presidente Vargas.