Topo

Série B - 2019

Criciúma vence Ipatinga fora de casa, confirma vice-liderança e afunda adversário

Do UOL, em Belo Horizonte

22/09/2012 17h51

O Criciúma não sentiu falta do atacante Zé Carlos, artilheiro da Série B, que cumpriu suspensão, e venceu o Ipatinga, por 3 a 2, na tarde deste sábado, no Ipatingão, consolidando-se na vive-liderança, além de afundar ainda mais o clube do Vale do Aço mineiro. Com o quarto triunfo como visitante, a equipe catarinense chegou aos 52 pontos, enquanto o Ipatinga segue com apenas 16.

Foi a primeira derrota do Ipatinga, em casa, sob o comando do técnico Eugênio Souza. Nos quatro jogos anteriores, nessa situação, foram dois empates e duas vitórias. “Tinha alertado os jogadores para ter mais velocidade com a bola, diminuir os espaços no meio de campo e matar os contra-ataques adversários, mas não fizemos isso”, lamentou o treinador do time mineiro.

Contra a pior defesa da Série B em 2012, a do Ipatinga, que sofreu 55 gols, o Criciúma confirmou sua a condição de melhor ataque da competição e chegou aos 55 tentos marcados em 26 partidas. “Foi uma vitória muito importante, em um jogo complicado, por causa da situação do Ipatinga”, comentou o goleiro Michel Alves.

Com bons avanços do lateral esquerdo João Victor, pelo seu setor, o Ipatinga começou pressionando o Criciúma e criou boa oportunidade logo no primeiro minuto, quando a bola foi cruzada na área visitante, mas Bruno Batata não conseguiu finalizar. O desespero ipatinguense se transformou em iniciativa ofensiva do time anfitrião, que tentava abrir o marcador. A equipe catarinense enfrentava dificuldades para marcar o ataque do penúltimo colocado da Série B.

O Criciúma ameaçou o Ipatinga, pela primeira vez, aos 17 min, na base do toque de bola. A finalização foi de Kléber, que chutou mal, errando o alvo. O lance, no entanto, marcou o crescimento do vice-líder da partida, assumindo o controle e buscando o ataque, o que não fez no começo do jogo. Aos 23 min, João Vitor, ex-jogador do Criciúma, se lesionou e foi substituído pelo atacante Léo, com Bruninho sendo deslocado para o setor.

“Já tinha sentido quando fui marcar o Lucca, depois tentei uma explosão e senti de vez a fisgada na coxa”, explicou João Vitor, que era a principal opção ofensiva do Ipatinga. Apesar do desfalque, o Ipatinga ainda criou algumas chances de gol, que não conseguiram ser concretizadas. Apesar de atacar menos, o Criciúma foi mais eficiente e marcou duas vezes na etapa inicial.

Aos 36 min, Marlon acertou bela cobrança de falta, sofrida por Lucca, colocando a equipe visitante em vantagem. Essa situação aumentou o desespero ipatinguense, que partiu para a pressão definitivamente, mas foi punido com o segundo gol, que saiu em contra-ataque, aos 47 min. Lucca cruzou da direita e Douglas, de cabeça, fez seu primeiro gol pelo Criciúma. “Graças a Deus fiz o gol, mas o jogo não está fácil, o time deles é rápido e está muito quente”, observou Douglas.

O Ipatinga voltou com Jonathan no lugar de Bruno Batata, em uma substituição de atacante. E a equipe da casa tentava o primeiro gol, para buscar a reação, quando levou mais um gol, em contra-ataque. Resultado de bela jogada coletiva, com direito a toque de bola, Kléber, fez o terceiro gol, aos 11 min. Quatro minutos depois, Márcio Diogo descontou para o time anfitrião.

Esse gol animou a equipe mineira que partiu para o ataque. Aos 28 min, o árbitro Wagner Reway marcou pênalti em toque no braço de Itaqui. Mas, Márcio Diogo desperdiçou a cobrança ao mandar a bola na trave. Depois disso, o Criciúma procurou administrar o resultado, mas quase se complica. Aos 43 min, Anderson Uchoa chutou de longe e venceu o goleiro Michel Alves, que falhou. Pouco depois, Jonathan desperdiçou a chance do empate. “Não podemos dar mole, fizemos 3 a 0 e no final levamos dois gols, porque recuamos muito, mas o mais importante são os três pontos”, afirmou Lucca.

IPATINGA 2 X 3 CRICIÚMA
 
Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Tiago Alencar, Max e João Vitor (Léo); Anderson Uchoa, Max Carrasco, Vinicius Kiss (Edson) e Bruninho; Márcio Diogo e Bruno Batata (Jonathan)
Técnico: Eugênio Souza

Criciúma
Michel Alves; Eric, Ozéia, Matheus Ferraz e Marlon; Diego Oliveira, Fransérgio (Itaqui), Kléber e Válber (Giovanni Augusto); Douglas (Lins) e Lucca.
Técnico: Paulo Comelli

Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 22/09/2012 (sábado)
Árbitro: Wagner Reway
Auxiliares: Vanderson Antonio Zanoti e Ramires Santos Cândido
Cartões amarelos: Lucca (C), Fransérgio (C), Diego Oliveira (C), Ozéia (C), Tiago Alencar (I)
Gols: Marlon, aos 36 min, Douglas, aos 47 min do primeiro tempo; Kléber, aos 11 min; Márcio Diogo, aos 15 min, Anderson Uchoa, aos 43 min do segundo tempo