Topo

Série B - 2019

Grêmio Barueri vence América-MG, de virada, deixa lanterna e complica adversário

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2012 22h52

A semana inteira de treinamento, o que ainda não havia acontecido com Mauro Fernandes, e a volta de titulares importantes como Rodriguinho, Ewerthon, Gilberto e Everton Luiz, fizeram a torcida crer que o América-MG começaria, nesta terça-feira, uma reação na Série B. Não foi o que aconteceu e o time americano foi derrotado, de virada, por 2 a 1, pelo Grêmio Barueri, que deixou momentaneamente a lanterna.A equipe da casa deixou o campo vaiado pelos poucos torcedores que enfrentaram o tempo chuvoso.

O América-MG sofreu a segunda derrota consecutiva para um time da zona de rebaixamento. Na rodada passada, a equipe mineira foi derrotada pelo Bragantino, por 2 a 0, em Bragança Paulista. Nesta terça-feira, a situação foi pior, pois o jogo foi em seus domínios. O triunfo era fundamental às pretensões do alviverde mineiro de reduzir a diferença de nove pontos em favor do São Caetano, que fecha o G4, para se aproximar da área de acesso à Série A do Brasileirão.

Com a derrota, em partida disputada com muita chuva, o América-MG se manteve a 40 pontos. Já o Grêmio Barueri, com o seu quarto triunfo, chegou a 17 pontos, ultrapassando o Ipatinga e mandando-o para a lanterna, pelo menos até o término da 27ª rodada, quando a equipe do Vale do Aço enfrenta o Ceará, às 21h, em Fortaleza e pode voltar à 19ª posição. Apesar disso, o time paulista segue com poucas chances de se manter na Série B em 2013, pois está a 11 pontos do CRB, o primeiro fora do Z4..

O primeiro tempo começou com dois gols em menos de cinco minutos, Logo aos 2 min, Rodriguinho, que voltou ao time americano depois de longa ausência por contusão, cruzou da esquerda para Ewerthon colocar a bola nas redes. Mas a torcida dos donos da casa mal teve tempo de comemorar. Aos 4 min, Roninho iniciou contra-ataque do Grêmio Barueri, serviu a Marcelinho, que cruzou da direita, e Thiago Elias empatou.

Depois de conseguir a igualdade, o time paulista, que antes de sofrer o gol demonstrou que jogaria com preocupações defensivas, mudou a estratégia e partiu para o ataque, levando perigo, aos 6 min, com Thiago Elias, dessa vez pela esquerda. Ele bateu cruzado, mas nenhum companheiro aproveitou. Aos 13 min, foi a vez de Marcelinho, livre, desperdiçar o segundo gol do Barueri. Quatro minutos depois, Matheus fez boa defesa, espalmando para escanteio, bola chutada por Márcio Pit.

O América-MG não se encontrava em campo. O Barueri é que parecia o mandante, tamanha a tranquilidade exibida no Independência. Nervosos, os jogadores americanos erravam muitos passes e, raramente, conseguiam criar alguma boa jogada ofensiva. Aos 28 min, o zagueiro Gabriel saiu da defesa e foi parado com falta, perto da área adversária. Na cobrança, Gilberto errou o alvo. A resposta do time visitante foi no minuto seguinte, quando Marcelinho obrigou o jovem Matheus a outra difícil defesa.

No final do primeiro tempo, o América-MG dominou o jogo, mas não teve eficiência nas finalizações. Aos 41 min, Alessandro, livre, recebeu cruzamento de Ewerthon, mas bateu em cima do goleiro Rafael. E a etapa inicial acabou empatada e debaixo de chuva forte. “Precisamos ter paciência, tranquilidade, segurar mais a bola no ataque e quando tiver chance, fazer o gol”, afirmou o veterano Marquinhos Paraná. Já o goleiro Rafael destacou o poder de reação do time, que buscou o empate.

Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo. E o América retornou melhor em campo, buscando o ataque, mas esbarrando em seus erros de passe e de finalização. Aos 9 min, Rodriguinho chutou forte e a bola passou com perigo. O Barueri, à essa altura, só se defendia. Aos 12 min, foi a vez do lateral Pará experimentar de longe, mas também mandar a bola para fora.

Aos 19 min, o zagueiro Everton Luiz colocou a bola nas redes do Barueri, mas o gol foi anulado por impedimento do jogador americano. O time da casa seguiu pressionando e o Barueri resistindo. Em um contra-ataque, aos 35 min, Alex Santos fez o gol da virada do time visitante. A partir daí, o desespero tomou conta da equipe mineira, bastante vaiada pela maioria dos 442 torcedores que pagaram ingresso e que deram renda de R$ 8.020.

AMÉRICA-MG 1 X 2 GRÊMIO BARUERI

América-MG
Matheus; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Pará (Rodrigo Pimpão); Agenor, Marquinhos Paraná, Gilberto (Geovanni) e Rodriguinho; Ewerthon (Fábio Júnior)e Alessandro
Técnico: Mauro Fernandes

Grêmio Barueri
Rafael; Alex Santos, Alex Lima, Renan e Márcio Pit; Anderson Salles; Douglas Marques, Alê e Roninho (Rafael Chorão); Marcelinho (Thiago Brito) e Thiago Elias (Henrique Dias)
Técnico: Roberto Cavalo

Data: 25/9/2012 (terça-feira)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho
Auxiliares: Ubiratan Bruno Viana e Izac Marcio da Silva Oliveira
Cartões amarelos: Everton Luiz (A), Douglas Marques (GB), Roninho (GB), Alex Lima (GB), Alex Santos (GB)
Gols: Ewerthon, aos 2 min, Thiago Elias, aos 4 min do primeiro tempo; Alex Santos, aos 35 min do segundo tempo