Topo

Série B - 2019

Com dois gols do estreante Toninho, Boa vence Paraná e ultrapassa adversário

Do UOL, em Belo Horizonte

05/10/2012 22h56

Com dois gols do zagueiro Toninho, que fez sua estreia, o Boa Esporte venceu o Paraná Clube, por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, no estádio Melão, obtendo sua terceira vitória consecutiva como mandante e ultrapassando o adversário na tabela de classificação. A noite em Varginha foi dos zagueiros artilheiros. Amarildo, número 3 do time paranaense, foi quem balançou as redes para os visitantes.

Depois de bater Ipatinga (2 a 1) e ASA (3 a 2), o Boa Esporte somou mais três pontos como mandante e chegou aos 37, abrindo dois de vantagem sobre o Paraná, que vinha de um triunfo sobre o São Caetano, por 2 a 1. O 10º triunfo da equipe de Varginha na Série B – um a mais que o clube paranaense –, a deixou 12 pontos distante do Guaratinguetá, que abre a zona do rebaixamento, com 25 pontos.

O Paraná Clube, por sua vez, confirmou a enorme dificuldade como visitante na atual edição da Série B, situação que torna um sonha cada vez mais impossível o acesso à Primeira Divisão do Brasileiro no próximo ano. Em 14 jogos longe de seus domínios, o time paranista venceu apenas um, o que aconteceu contra o Grêmio Barueri, ainda em junho, no início da competição.

O início de partida foi emocionante, com a marcação de três gols nos primeiros 15 minutos. O Boa Esporte saiu à frente, logo aos 4 min, com um gol do estreante zagueiro Toninho, de cabeça. O Paraná não se abalou e partiu para o ataque, empatando aos 9 min, por intermédio de Amarildo. Mas, a equipe da casa voltou a ficar em vantagem, seis minutos depois, e novamente com gol de Toninho.

O jogo seguiu aberto na etapa inicial, com as duas equipes atacando muito e levando perigo aos goleiros Wilson Júnior e Thiago Rodrigues, de Boa e Paraná, respectivamente. Aos 20 min, Marcelo Macedo desperdiçou a chance do terceiro gol, ao cabecear a bola para fora. Os 12 minutos seguintes foram de domínio do Paraná, que teve uma série de escanteios a seu favor, mas não conseguiu o novo empate.

Aos 32 min, o time mineiro voltou a ameaçar. Petros fez ótima jogada individual pela direita e cruzou rasteiro na pequena área adversária, buscando Vanger, que, no entanto, não conseguiu finalizar. Amarildo, autor do gol paranista, conseguiu evitar o terceiro do Boa. A etapa inicial, foi marcada pelo revezamento entre os times no domínio da partida, que foi intensamente disputada. Mais efetivo, no entanto, o mandante ainda desperdiçou outra chance, aos 43 min, com Marcelo Macedo.

O estreante Toninho destacou o treinamento das jogadas de bola parada. “Tive duas oportunidades e Deus me ajudou a marcar”, afirmou o zagueiro do Boa, que dedicou os gols, marcados no primeiro tempo, à esposa, filhos e pais, que moram em Araraquara, no estado de São Paulo. Também zagueiro, Amarildo, que substituiu a Anderson, suspenso, reconheceu a dificuldade para marcar a Toninho. “O professor pediu para marcá-lo individual, agora é acertar o posicionamento para empatar e virar o jogo”.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações da etapa anterior. Logo aos 2 min, Lúcio Flávio cobra falta na cabeça do zagueiro Alex Alves, que conclui, mas erra, por pouco, o alvo, dando susto nos torcedores do Boa. A equipe visitante voltou melhor, procurando tocar a bola no gramado e dominando o adversário, que assumiu postura muito defensiva no recomeço do jogo. Aos 7 min, o goleiro Wilson Júnior fez boa defesa, em chute de Lúcio Flávio, impedindo a igualdade.

A primeira chegada ao ataque do Boa Esporte foi aos 11 min, por meio de Marcelo Macedo, que bateu colocado, obrigando Thiago Rodrigues a difícil defesa. O Paraná, no entanto, seguia melhor em campo, acuando o time da casa. Por isso, aos 16 min, o técnico Sidney Moraes tirou Jô, um atleta mais defensivo, e colocou Fernando Karanga, mais ofensivo, para tentar mudar o cenário do jogo. O Boa equilibrou e conseguiu administrar o triunfo. O time da casa ainda teve o zagueiro Gabriel expulso, aos 47 min. No último lance, o goleiro Thiago Rodrigues foi à área do Boa, tentar o gol de empate, mas o time mineiro teve o contra-ataque, com o gol vazio, mas não conseguiu fazer o terceiro.

BOA ESPORTE 2 X 1 PARANÁ CLUBE

Boa Esporte
Wilson Júnior; Petros, Toninho, Gabriel e Neylor; Everton, Jô (Fernando Karanga), Radamés e Francismar (Thiago Azulão); Vanger e Marcelo Macedo (Higo)
Técnico:  Sidney Moraes

Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Ângelo, Amarildo, Alex Alves e Fernandinho (Wellington); Vandinho, Ricardo Conceição, Cambará (Nilson) e Lucio Flavio; Luisinho e Arthur (Marquinhos)
Técnico: Toninho Cecílio
 
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Data: 5/10/2012 (sexta-feira)
Árbitro: Marielson Alves Silva
Auxiliares: Lílian da Silva Fernandes Bruno e Elicarlos Franco de Oliveira
Cartões amarelos: Jô (B), Toninho (B), Vanger (B), Everton (B)
Cartão vermelho: Gabriel (B)
Gols: Toninho, aos 4 min e 15 min; Amarildo, aos 9 min do primeiro tempo