Topo

Série B - 2019

Paulo Baier é herói na vitória do Atlético-PR sobre o América-MG, em jogo de nove gols

Paulo Baier, que entrou no 2º tempo, deu a vitória ao Atlético-PR sobre o América-MG - Gustavo Oliveira / Site oficial CAP
Paulo Baier, que entrou no 2º tempo, deu a vitória ao Atlético-PR sobre o América-MG Imagem: Gustavo Oliveira / Site oficial CAP

Do UOL, em Belo Horizonte

06/10/2012 16h00

Em jogo com ‘horário de Copa do Mundo’,  o Atlético-PR venceu, de virada, o América-MG, por 5 a 4, na tarde deste sábado, no estádio Janguito Malucelli, em Curitiba, em partida cheia de alternativas e bastante movimentada, apesar de disputada sob forte calor. O time da casa, que conseguiu se manter 100% no Ecoestádio, como é conhecido, esteve três vezes atrás do marcador, mas encontrou forças para vencer, chegar a 49 pontos e ficar a apenas três do São Caetano, que fecha o G4.

Enquanto os atacantes Alessandro e Fábio Júnior se destacaram pelo lado americano, fazendo dois gols para o seu time na etapa inicial, o veterano Paulo Baier, que entrou no intervalo foi o nome do segundo tempo. Ele teve participação direta nos dois gols atleticanos na segunda etapa, o primeiro, aos 30 segundos, marcado por Marcão e no último lance, fez o gol do triunfo. Os dois times mostraram um futebol ofensivo e com muitas falhas em seus sistemas defensivos, o que ajuda a explicar os nove gols.

O Atlético-PR havia vencido seus três jogos ali realizados, mas vinha de derrota para o Bragantino, fora de casa e precisava dos três pontos para se aproximar mais do G4, o que acabou acontecendo. Já o time americano, que vinha de derrotas seguidas para Bragantino e Grêmio Barueri, que lutam contra a degola, precisava vencer para manter esperanças de conseguir a classificação para a elite do futebol nacional e o seu torcedor sofreu nova decepção.

E o América esteve perto do triunfo, pois ficou três vezes em vantagem, mas, no segundo tempo falhou muito, especialmente deixando livre a Paulo Baier, que levou perigo ao gol defendido por Neneca. Com a derrota, a terceira seguida, o time do técnico Mauro Fernandes se manteve com 40 pontos, desperdiçando a chance de pular para a sétima colocação. Dessa forma, a equipe praticamente se despede do sonho do acesso.

A partida começou às 14h, uma hora mais cedo do que o horário tradicional dos jogos do Atlético-MG no Ecoestádio, em função da realização de jogos pela Série A às 16h e 16h20. Na Copa do Mundo de 2014, acontecerão jogos às 13h, em várias sedes, o que significa calor intenso, o mesmo que aconteceu em Curitiba. “Tem um sol para cada um aqui, espero que a gente possa absorver isso”, afirmou o técnico Mauro Fernandes.

Sob sol forte, o torcedor do Atlético-PR viu o América-MG abrir o marcador, logo aos 5 min da etapa inicial, por meio de Alessandro, que aproveitou cobrança de escanteio da direita para finalizar bem e colocar o time visitante em vantagem. A equipe da casa, no entanto, não acusou o golpe. Atrás no placar, o time atleticano partiu para o ataque em busca do empate. Aos 8 min, Elias arriscou um chute, que passou perto do gol defendido pelo goleiro Neneca.

O gol conquistado no começo da partida reforçou a forma de jogar preparada pelo técnico Mauro Fernandes para o América-MG: fechadinho lá atrás, com três volantes, e tentando encaixar os contra-ataques, ligados especialmente pelos lançamentos do habilidoso meia Rodriguinho. Já o time anfitrião tentava usar os arremates de média distância, especialmente com Elias, como recurso para tentar superar a dificuldade para penetrar na defesa americana.

Aos 19 min, o árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias marcou pênalti do volante Dudu sobre Marcelo, gerando muita reclamação dos jogadores do América-MG. Fábio Júnior foi advertido com cartão amarelo e, dois minutos depois, Elias empatou o jogo, convertendo a cobrança. À essa altura, o time paranaense tinha controle da partida. Mas, foi o visitante que chegou ao segundo gol. Alessandro sofreu pênalti do goleiro Weverton, que ele mesmo cobrou, aos 29 min, e fez o segundo na partida.

Mais uma vez em desvantagem, o Atlético-PR se lançou ao ataque e 10 minutos depois empatou, com gol de Marcelo, que aproveitou rebote da bola na trave. Quando parecia que o primeiro tempo terminaria igual, o veterano Fábio Júnior recebeu de Rodriguinho e fez o terceiro, aos 46 min.“Conseguimos duas vezes o empate e no finalzinho tomamos esse gol de bobeira”, lamentou Marcelo. “Jogo complicado, não tem nada ganho, voltar mais preparado para o segundo tempo”, disse Fábio Júnior.

O veterano atacante americano previa problemas e estava certo. O Atlético-PR voltou com Paulo Baier no lugar de Henrique e o experiente meia fez a jogada que resultou em gol de Marcão. Aos 12 min, Marcelo fez o seu segundo gol na partida e o quarto da equipe paranaense, que virou o jogo. Mauro Fernandes fez alterações para tentar deixar sua equipe mais ofensiva, mas o Atlético-PR passou a explorar os contra-ataques e o jogo ficou ainda mais aberto.

O América teve forças para buscar o empate, conseguido com gol de Fábio Júnior, aos 31 min. Na base da vontade, o time visitante se empolgou com a igualdade e foi para o ataque. Aos 36 min, João Paulo, do Atlético-PR, foi expulso, deixando sua equipe com um jogador a menos. Logo depois disso, o alviverde mineiro quase desempatou, quando Rodriguinho obrigou Weverton a grande defesa. A torcida local – 5.029 pagantes – ensaiou vaias. Paulo Baier também teve sua oportunidade, mas faltou perna para concluir o lance. Nos seis minutos de acréscimos, o Atlético-PR criou e desperdiçou outras duas boas chances, até que Paulo Baier desempatou, aos 51 min, e o time deixou o campo aplaudido.

ATLÉTICO-PR 5 X 4 AMÉRICA-MG

Atlético-PR
Weverton; Daniel (Wellington Saci), Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Henrique (Paulo Baier) e Elias; Marcelo (Derley) e Marcão.
Técnico: Ricardo Drubscky

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner (Thiaguinho), Gabriel, Dirceu e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira, Agenor (Everton) e Rodriguinho; Alessandro (Adeílson) e Fábio Júnior.
Técnico:Mauro Fernandes

Local: Ecoestádio, em Curitiba (PR)
Data: Sábado (06/10/2012)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Albino Andrade Albert Junior (PE) e Pedro Santos de Araújo (AL)
Público: 5.029 pagantes
Renda: R$ 50.290
Cartões amarelos: Fábio Júnior (AM),Agenor (AM), Alessandro (AM), Bryan (AM), João Paulo (AP)
Cartões vermelhos: João Paulo (AP)
Gols: Alessandro, aos 5 min e 29 min, Elias, aos 21 min, Marcelo, aos 39 min e Fábio Júnior, aos 46 min do primeiro tempo; Marcão, aos 30 segundos, Marcelo, aos 12 min, Fábio Júnior, aos 31, Paulo Baier, aos 51min do segundo tempo