Topo

Série B - 2019

Com gol no final, Goiás vence América-MG de virada, confirma ascensão e complica rival

Do UOL, em Belo Horizonte

13/10/2012 17h54

Com um gol aos 45min do segundo tempo, marcado por Marcos Paulo, que acabara de entrar na partida, o Goiás derrotou o América-MG, por 2 a 1, de virada, neste sábado, no Independência, na capital mineira, e confirmou a ascensão na reta final da Série B do Brasileiro. Além de se manter na cola dos líderese cada mais próximo da vaga à primeira divisão, o time goiano complicou a vida da equipe mineira, que praticamente deu adeus ao sonho de voltar à elite do futebol brasileiro em 2013.

Com a vitória em Belo Horizonte, o Goiás permaneceu em terceiro lugar, agora com 58 pontos, dois atrás do Vitória, que foi derrotado pelo Paraná, por 3 a 1, e caiu para a segunda posição. O time goiano está, porém, a três pontos do líder Criciúma, que goleou o Boa Esporte, por 4 a 0, e reassumiu o primeiro lugar. A equipe comandada por Enderson Moreira melhorou o aproveitamento ao conquistar o oitavo triunfo nos últimos dez jogos, além de uma derrota e um empate. O rendimento nesse período é de 83%.

O América, que sofreu a quarta derrota seguida na competição, permaneceu em 10º lugar com 40 pontos e ficou mais distante da briga por vaga no grupo dos quatro que avançam à primeira divisão em 2013. O time mineiro está agora a 13 pontos do São Caetano, o quarto colocado e o primeiro do G-4.

As duas equipes fizeram um primeiro tempo equilibrado no Independência. O América chegou com perigo aos 13min com Rodriguinho, que fez boa jogada na entrada da área e chutou à esquerda do gol de Harlei. O Goiás respondeu dois minutos depois, quando Thiago Mendes bateu de longe e a bola passou perto do travessão.

O América abriu o placar aos 29min num lance de sorte. O lateral Bryan cobrou falta da direita, a bola desviou em Vítor e entrou no canto esquerdo de Harlei, que nada pôde fazer. O Goiás tentou reagir no final do primeiro tempo e aumentou a pressão sobre o time da casa.

Aos 37min, Thiago Mendes desceu pela direita, cruzou rasteiro, a zaga americana não cortou e Walter tocou fraco à direita do gol de Neneca. Em seguida Vítor arriscou de longe e o goleiro americano deu rebote. Porém, o zagueiro Gabriel conseguiu cortar para escanteio.

Logo no início do segundo tempo, o Goiás empatou a partida. Depois de uma vacilo do América na saída de bola, Renan Oliveira recebeu na meia direita e bateu cruzado. Neneca rebateu para o meio da área e Walter mandou para o fundo do gol, aos 3min.

A partida ficou aberta no Independência. Na base do desespero, o América tentou até o final o gol da vitória. O Goiás, que vinha explorando os contra-ataques, marcou com Marcos Paulo, que acabara de entrar no lugar de Thiago Mendes, e garantiu a terceira vitória seguida na competição.