Topo

Série B - 2019

Criciúma goleia Boa, conta com "ajuda" de concorrente e volta à liderança da Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

13/10/2012 17h50

Depois de quase dois meses, o Criciúma está de volta à liderança da Série B. A equipe fez o seu papel, goleou o Boa Esporte por 4 a 0, em Varginha, e contou com a “ajuda” do Vitória para chegar à primeira colocação. Até então líder, o time baiano foi derrotado pelo Paraná por 3 a 1, em Curitiba, e perdeu o primeiro lugar, neste sábado, pela 29ª rodada.

O time catarinense chega à quinta vitória seguida na Série B, alcançando os 61 pontos, um a mais que o concorrente Vitória, que estava há 12 rodadas na liderança, mas que não teve boa atuação em Curitiba e foi derrotado.

O primeiro gol dos visitantes saiu aos 37 min do primeiro tempo, Marlon cobrou falta. O volante Olívio desviou de cabeça, a bola bateu na trave e entrou. O árbitro da partida, Wagner Reway, confirmou o gol para o jogador do Criciúma.

Aos seis min do segundo tempo, Giovanni Augusto bateu falta da entrada da área e a bola entrou no canto esquerdo do goleiro Wilson Junior. Seis minutos depois, França aproveitou rebote no escanteio e marcou o terceiro para o novo líder.

Já deixando espaços na marcação, no final da partida, o Boa Esporte levou o quarto gol, aos 39 min. Eric avançou pela direita, passou pela marcação e chutou no ângulo. O gol fez a maioria dos torcedores se levantar das arquibancadas e deixar o estádio Melão.

A primeira colocação não era ocupada pelo Criciúma desde o dia 14 de agosto, quando o time conseguiu vencer o América-RN, de virada, por 4 a 3, no Heriberto Hulse, pela 17ª rodada. Depois disso, os catarinenses caíram de produção, perdendo a primeira colocação para o Vitória.

Enquanto o Criciúma alcançou a liderança, o Boa Esporte interrompeu a sequência de vitórias como mandante. Anteriormente, Ipatinga (2 a 1), ASA (3 a 2) Paraná Clube (2 a 1) haviam sido derrotados pela equipe mineira.

Para piorar, o time caiu para a 13ª colocação com 37 pontos, já que o Paraná conseguiu a vitória e alcançou os 38 pontos. Porém, o Boa se mantém a 10 pontos do Guaratinguetá, 17° colocado e primeiro integrante da zona de rebaixamento.

Apesar de ter vencido por 3 a 0, o Criciúma teve dificuldades no primeiro tempo, levando pressão dos donos da casa nos primeiros 20 minutos. Porém, a equipe reagiu na partida e conseguiu equilibrá-la ainda na primeira etapa, quando conseguiu o primeiro gol.

No segundo tempo, com o Boa Esporte mais ofensivo, os visitantes encontraram mais espaços na marcação e balançaram mais três vezes as redes do goleiro Wilson Junior. Marlon ainda teve oportunidade de ampliar o placar, mas acertou a bola no travessão.