Topo

Série B - 2019

Ceará aproveita fator casa, goleia o América com autoridade e mantém sonho de acesso

Do UOL, em São Paulo

13/10/2012 17h50

O Ceará não tomou conhecimento do América e venceu a partida por 4 a 0, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, neste sábado. O jogo, que era válido pela 29ª rodada do campeonato, serviu para manter vivo o sonho do torcedor cearense em voltar à elite do futebol nacional.

Com a vitória, a equipe fica na sétima posição, apenas 8 pontos do G4 – grupos dos quatro primeiros que se credenciam a disputar o Brasileirão de 2013 -. Já o América permanece com 41 pontos e 12 de distância do tão sonhado grupo.

A equipe da casa, além dos quatro gols marcados, ainda teve outros dois anulados, o que comprova a superioridade cearense durante toda a partida. O destaque do jogo foi o atacante Mota, autor de dois gols e ainda um que não foi validado pela arbitragem.

O jogo

O jogo mal começou e um lance polêmico já alterava os ânimos da partida. Aos 6 minutos, Magno recebeu a bola na entrada da área, bateu no canto direito do goleiro para fazer o primeiro gol da partida. O árbitro validou o lance, e a partida já estava quase pronta para recomeçar quando o bandeirinha – que não correu para o meio campo – chamou o juiz. Ele havia apontado um impedimento de Mota na jogada e o juiz acabou anulando o gol, fazendo com que a torcida e os jogadores do Ceará protestassem, mas em vão.

Então a partida continuou empatada por 0 a 0, mas não por muito tempo. O Ceará era melhor e fazia valer o fato de jogar em casa, tanto que aos 19 minutos, Eusébio se viu livre de marcação e acertou um belo chute rasteiro de fora da área, sem chances para o goleiro Thiago.

À frente do placar, o Ceará não diminuiu o ritmo, porém o América começou a também se lançar mais ao ataque. Assim, ambas as equipes começaram a criar boas chances de gol. Aos 30 minutos, o América quase empatou com Lúcio, que acertou uma forte cabeçada na trave.

Quando o jogo parecia ter esfriado um pouco, aos 41 minutos Apodi roubou a bola de Bruno dentro da área e em seguida foi derrubado pelo mesmo. Na cobrança do pênalti, Mota cobrou mal e rasteiro, permitindo a defesa de Thiago Schmidt. Assim, o Ceará foi para o vestiário com a vantagem mínima.

A etapa complementar começou nervosa. Logo de cara, o zagueiro Edson Rocha deu um carrinho violento em Magno e foi expulso de campo, dificultando ainda mais as coisas para o América. Aos 8 minutos o Ceará teve seu segundo gol anulado. Apodi chutou e no rebote do goleiro Mota marcou, mas em posição irregular.

Com um a mais, o Ceará foi para cima. Aos 14 minutos, Juca arriscou um chute de longa distância e quase ampliou o marcador, mas a bola explodiu na trave. Dois minutos depois, veio o gol. Mota recebeu a bola, usou a força para passar por dois zagueiros e finalizou forte para fazer 2 a 0 para o Ceará.

Os minutos finais da partida serviram para transformar uma boa vitória em uma goleada. Aos 40 minutos, Rodrigão coloca a mão na bola dentro da área e o árbitro marca pênalti para o Ceará. Magno Alves bate bem e converte. Três minutos depois, Mota recebe bela assistência de Magno Alves e só empurra a bola para o fundo das redes, fazendo 4 a 0 para os donos da casa.

Agora o Ceará visita o São Caetano, na grande São Paulo, precisando da vitória. Já o América recebe o Paraná em busca de uma reação na competição.