Topo

Série B - 2019

Em jogo em que troca de apito é destaque, Vitória supera ASA e segue vice-líder

Do UOL, em Belo Horizonte *

16/10/2012 21h22

O Vitória recuperou-se da derrota para o Paraná, na rodada passada, que havia interrompido série de seis triunfos e um empate, ao bater o ASA, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Barradão, em jogo complicado. Foram necessárias duas mudanças feitas por Paulo César Carpegiani para que o time baiano conseguisse o gol que o levou a 63 pontos, se mantendo na vice-liderança da Série B, já que o Criciúma derrotou o ABC em jogo que completou a rodada.

Não foi um jogo de grande técnica, muito menos emocionante. Tanto que até a troca de apito do árbitro Marcos André Gomes da Penha, no começo do segundo tempo, chamou atenção. E os 45 minutos finais foram melhores dos que os iniciais, com mais movimentação e chances de gols dos dois lados. O rubro-negro baiano foi mais eficiente e saiu de campo com seu 19º triunfo, com dois gols marcados na etapa final, por Élton e Willie.

O ASA planejava pontuar em Salvador para não correr risco de ver a distância para a zona de rebaixamento ser reduzida. Desde o começo da etapa inicial, o time visitante demonstrou que seu principal objetivo seria voltar para Arapiraca com um ponto na bagagem e esteve perto de atingir a meta, mas descuidou-se, sofreu gol na etapa final e não conseguiu reagir. Dessa forma, manteve-se com 37 pontos.

O primeiro tempo começou dentro do roteiro tradicional. O Vitória, time da casa, buscando o ataque, e o visitante ASA, fechado, tentando contra-atacar. E o primeiro lance de perigo foi da equipe alagoana, aos 10 min, quando Lúcio Maranhão entrou na área adversária, mas teve dificuldades para finalizar, permitindo ao zagueiro Josué colocar a bola para escanteio. Três minutos depois, o rubro-negro baiano respondeu e com muito mais força: Victor Ramos cabeceou, Osmar tirou sobre a linha e, no rebote, Elton chuta forte e o goleiro Gilson faz grande defesa.

Depois desse lance, o Vitória intensificou sua presença no campo de ataque, tentando acuar o ASA, mas sem conseguir repetir a grande chance de gol, duas vezes desperdiçada. Aos 29 min, Nino Paraíba fez boa jogada pela direita, mas chutou em cima de um zagueiro adversário. O time de Arapiraca, por sua vez, se defendia firme e não abria mão de alguns contra-ataques. O jogo oferecia pouca emoção aos torcedores.

Aos 32 min, Michel e Didira se chocam de cabeça e precisam ser atendidos em campo. O meia do time alagoano nem precisa deixar o jogo. O jogador do Vitória tem de ser atendido fora do gramado e retorna depois com uma touca de natação. E foi do camisa 7 uma boa jogada, em que tabelou com William, e finalizou, levando perigo para o goleiro Gilson, que trabalhou um pouco mais do que Deola, arqueiro da equipe baiana.

O último lance de perigo da etapa inicial saiu de uma cobrança de lateral feita por Nino Paraíba, que mandou a bola na área do ASA, Uelinton cabeceou e obrigou o goleiro Gilson a mandar a bola para escanteio. No intervalo de jogo, Didira comemorou o êxito da estratégia alagoana. “Marcamos forte e não deixamos o time deles jogar. Precisamos encaixar um contra-ataque para sair com a vitória”, afirmou. O estreante zagueiro Josué, do time anfitrião, demonstrou confiança na obtenção de um triunfo no segundo tempo.

Os dois times voltaram com as mesmas formações para a etapa final. Substituição, no início do segundo tempo, só do apito do juiz, que apresentou problema. Marcos André Gomes da Penha foi socorrido pelo quarto árbitro, que correu para providenciar um novo apito. E o Vitória continuava atacando e o ASA contra-atacando. Aos 11 min, Alexsandro apareceu livre pela esquerda, mas chutou fraco e Deola pegou. A torcida do Vitória mostrava sinais de impaciência.

Igualmente insatisfeito com a atuação do time, Paulo César Carpegiani fez logo duas mudanças, colocando Willie e Artur Maia nas vagas de Michel e Marquinhos, respectivamente. Logo depois das mexidas, o time da casa criou boa chance desperdiçada por Uelliton. Mas, aos 18 min, Elton abriu o marcador para o Vitória. Ele recebeu passe de William e chutou duas vezes para vencer o goleiro Gilson. Em desvantagem, o ASA ficou mais ofensivo, com as mudanças feitas por Nedo Xavier, que teve bola na trave, mas o time baiano confirmou a vitória, com gol marcado por Willie, nos acréscimos, aos 47 min. Após o apito final do juiz, jogadores do Vitória se reuniram no centro do gramado para agradecer o apoio da torcida e comemorar mais um triunfo, que deixa o rubro-negro baiano mais perto do acesso à Série A.

VITÓRIA 2 x 0 ASA

Vitória
Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Josué e Gilson; Uelliton, Michel (Willie), Pedro Ken e Marquinhos (Artur Maia); William (Rodrigo Mancha) e Elton
Técnico: Paulo César Carpegiani

ASA
Gilson; Audálio (Valdívia), Fabiano e Edson Veneno; Osmar (David Ceará), Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Alexsandro (Rogério Maranhão) e Lúcio Maranhão
Técnico: Nedo Xavier

Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 16/10/2012 (terça-feira)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Ramires Santos Cândido (ES)
Cartões amarelos: Osmar (A), Pedro Ken (V), Willie (V), Deola (V)
Gols: Elton, aos 18 min, Willie, aos 47 min do segundo tempo

* Atualizada às 23h55