Topo

Série B - 2019

América-MG vence com gol nos acréscimos, encerra série negativa e complica Guaratinguetá

Do UOL, em Belo Horizonte

16/10/2012 23h52

Depois de um primeiro tempo para desanimar os quase 700 pagantes, Guaratinguetá e América-MG fizeram uma partida melhor na etapa final. Com um gol de Fábio Júnior aos 47min do segundo tempo, o time mineiro venceu os paulistas, por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Dario Rodrigues Leite, encerrou sequência de quarto derrotas na Série B e complicou o rival, que permanece ameaçado de rebaixamento.

O América foi a 43 pontos, mas permaneceu na 10ª posição e a 13 pontos do São Caetano, quarto colocado e primeiro do grupo de acesso à Série A. o Guaratinguetá permaneceu com 25 pontos e agora está a cinco pontos do CRB, o primeiro fora da zona de rebaixamento. O time paulista sofreu a quinta derrota seguida.

O time mineiro vinha de derrotas para Goiás (2 a 1), Atlético-PR (5 a 4), Grêmio Barueri (2 a 1) e Bragantino (2 a 0). No próximo sábado, o América enfrenta o Guarani em Campinas. O Guaratinguetá, que havia perdido para Avaí (2 a 0), Goiás (3 a 0), São Caetano (1 a 0) e ASA (3 a 1), vai a Varginha, no Sul de Minas, enfrentar o Boa Esporte, que empatou com o CRB, em 0 a 0, nesta terça-feira.

A partida no primeiro tempo deixou a desejar tecnicamente. As duas equipes pouco criaram nos primeiros 45 minutos. O Guaratinguetá voltou a atuar no Dario Leite, que estava interditado por causa do ataque de lagartas ao gramado, e não conseguiu render o esperado.

A primeira grande chance da partida ocorreu aos 5min do segundo tempo, quando o América esteve perto de abrir o placar. Rodriguinho arrancou em velocidade e tocou para Fábio Júnior dentro da área. O atacante dominou finalizou em cima do goleiro Everson, que evitou o gol.

Logo em seguida, o América, que voltou melhor para o jogo, abriu o placar aos 6min. Rodriguinho recebeu na direita e cruzou para a área. Alessandro dominou no peito e bateu para a defesa de Everson. O próprio atacante ficou com o rebote e dessa vez não desperdiçou: 1 a 0.

O Guaratinguetá também acordou na partida e tentou reagir. Aos 18min, Marcinho cobrou falta da intermediária e o goleiro Neneca rebateu para o meio da área. A defesa americana aliviou o perigo em seguida.

Aos 22min, o América sofreu uma baixa importante. Alessandro sofreu uma forte entorse no joelho esquerdo e caiu no gramado se queixando de dor. O atacante foi substituído por Ewerthon e precisou ser amparado para chegar ao banco de reservas.

O Guaratinguetá manteve a pressão e conseguiu empatar a partida aos 31min. Alemão recebeu na frente e chutou cruzado. A bola bateu na trave esquerda antes de entrar.

Quatro minutos depois, o time paulista quase virou a partida. Alemão fez grande jogada na área e tocou para João Paulo, que saiu livre e chutou em cima de Neneca, que salvou o América.

Quando a partida caminhava para o final, o América aproveitou um contra-ataque rápido para chegar ao gol da vitória. Ewerthon cruzou rasteiro da direita e Fábio Júnior empurrou para o gol vazio.

GUARATINGUETÁ 1 X 2 AMÉRICA-MG
 
Guaratinguetá
Everson; Leandro, Baggio, Marquinhos, e Jeferson; Julio César, Bruno Formigoni, Fabrício Carvalho (Stefano) e Keninha (Lenílson); Alemão e Marcinho (João Paulo)
Técnico: Carlos Octávio

América-MG
Neneca; Patrick (Rodrigo Heffner), Gabriel, Dirceu e Bryan; Marquinhos Paraná, Agenor, Leandro Ferreira e Rodriguinho; Alessandro (Ewerthon) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

Local: Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Data: 16/10/2012 (terça-feira)
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC)
Auxiliares: Eberval Lodetti (SC) e Leonardo Mendonça (ES)
Cartões amarelos: Rodriguinho, Leandro Ferreira (América); Leandro (Guará)
Gols: Alessandro, aos 6min, Alemão, aos 31min, Fábio Júnior, aos 47min do segundo tempo