Topo

Série B - 2019

No jogo 800 do goleiro Harlei, Goiás goleia Guarani e segue na briga pelo título

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/10/2012 21h20

A noite foi de festa para o torcedor do Goiás. No dia que o goleiro Harlei comemorava 800 partidas com a camisa do clube, o time da região centro-oeste goleou o Guarani por 5 a 0 nesta quarta-feira, no Serra Dourada, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e seguiu na cola dos líderes. Com gols de Ricardo Goulart, Walter, Amaral, Vítor e Júnior Viçosa, o esmeraldino chegou aos 61 pontos e além de dar mais um passo rumo ao acesso segue na briga pelo título. Já o time paulista, segue com 37 e continua próximo da zona de rebaixamento.

Antes da bola rolar, a diretoria do Goiás homenageou o goleiro Harlei pela marca expressiva através de um quadro com a sua camisa contendo o número 800 jogos nas costas. O camisa 1 foi ovacionado pela torcida e falou poucas palavras para a imprensa.

“É importante comemorar essa marca. Vamos ver se eu vou conseguir aumentar esse número de partidas pelo Goiás”, disse.

Quando a partida iniciou, o Goiás tomou a iniciativa tentando pressionar o Guarani desde os primeiro minutos. Bem postada em seu campo, o time paulista se defendia com qualidade e via o adversário chegar principalmente em cruzamentos e lances de bola parada.

O Guarani tentava responder ao bom início do Goiás e procurava manter sua posse de bola quando conseguia fazer o desarme. Os visitantes conseguiram conter o ímpeto inicial do adversário, mas falhava nas poucas vezes que atacava.

De tanto insistir, o esmeraldino acabou abrindo o placar com Ricardo Goulart, aos 30. Ramon recebeu do próprio meia, driblou Emerson e acertou o travessão. No rebote, ele finalizou com precisão para alegria dos torcedores presentes ao Serra Dourada.

Com o gol marcado, o ritmo do jogo caiu porque o Goiás passou a esperar o Guarani em seu campo e os visitantes paravam na marcação quando se aproximavam da área. No final da etapa, a equipe da casa teve um pênalti a seu favor quando Fernando colocou o braço na bola ao tentar cortar um cruzamento de Thiago Mendes. O atacante Walter cobrou com categoria, aos 45, para aumentar a vantagem de seu time e descer para o vestiário com mais tranquilidade. Na comemoração, vários jogadores foram comemorar com o goleiro Harlei.

Quando Jean Pierre apitou o final da etapa, os jogadores do Guarani foram em direção ao trio de arbitragem para reclamar. Na tentativa de fazer a proteção, um policial acertou o rosto do goleiro Emerson.

“Foi uma palhaçada. A bola bate no estômago do nosso jogador e o árbitro marca pênalti. Infelizmente os erros só acontecem contra os times que estão na parte de baixo da tabela”, reclamou o goleiro.

O Guarani iniciou a etapa tentando imprimir um ritmo diferente para iniciar uma reação. Por outro lado, no momento que o adversário começava a se animar o Goiás marcou mais um gol, aos 11. Após cruzamento da direita, Amaral subiu sozinho para fazer de cabeça. O ritmo da partida caiu, mas os donos da casa continuaram melhores e ampliaram quando Vítor disparou pelo lado direito e chutou cruzado, aos 36. Ainda houve tempo para Júnior Viçosa fazer o seu, aos 41, para vencer por goleada e se manter no bloco de cima da tabela.

GOIÁS 5 x 0 GUARANI

Goiás
Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon (Marcos Paulo) e Renan Oliveira; Ricardo Goulart (Júnior Viçosa) e Walter (Iarley)
Técnico: Enderson Moreira

Guarani
Emerson; Oziel, Fernando, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Jackson (William Favoni), Fábio Bahia, Dener (Medina) e Danilo Sacramento; Renato (Clebinho) e Schwenck
Técnico: Vadão

Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 16/10/2012 (terça-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: José Javel Silveira (RS) e Jossemar Diniz Moutinho (PE)
Cartões amarelos: Jackson (Guarani)
Gols: Ricardo Goulart, aos 30, e Walter (pênalti), aos 45 minutos do primeiro tempo; Amaral, aos 11, e Vítor, aos 36, e Júnior Viçosa, aos 41 minutos do segundo tempo