Topo

Série B - 2019

São Caetano sofre no Anacleto, mas vence Ceará e recupera posição no G-4

Do UOL, em São Paulo

16/10/2012 21h25

À tarde, o São Caetano viu o Atlético-PR assumir a quarta colocação da tabela ao vencer o Avaí por 3 a 1. Assim, o time comandado por Emerson Leão viu-se obrigado a fazer a lição de casa diante do Ceará, à noite, para recuperar a posição dentro do G-4. E não decepcionou. Apesar de sofrer e ter o goleiro Luiz como um dos principais destaques do confronto, saiu de campo com uma vitória de 2 a 0 e fez a alegria do torcedor que compareceu ao estádio Anacleto Campanella.

Com o resultado, o São Caetano foi aos 56 pontos na tabela de classificação e voltou a ficar à frente do Atlético-PR, que à tarde chegou aos 55. O Ceará, por sua vez, estacionou nos 45 e praticamente deu adeus à briga pelo acesso.

Pressão total do São Caetano. Assim foi o início do jogo disputado no Anacleto Campanella. Recuado, o Ceará viu o time do ABC criar uma série de oportunidades, boa parte delas defendida pelo goleiro Dionantan. Mas aos 11min, não teve jeito. O meio-campista Marcelo Costa apareceu dentro da área e, de cabeça, mandou a bola no canto esquerdo para abrir o placar. 1 a 0.

O gol, ao menos, serviu para acordar o time cearense, que a partir de então passou a levar perigo ao goleiro Luiz. Aos 15min, quase veio o empate. Itamar cabeceou a bola no canto esquerdo e ela bateu na trave, atravessando o gol quase em cima da linha para depois sair pela linha de fundo.

“A gente sabe que não pode vacilar em casa, já que o Atlético-PR fez a sua parte à tarde. Não podemos chegar agora e entregar o G-4 de mão beijada para o Atlético-PR”, alertou o experiente goleiro Luiz. Porém, a postura do São Caetano na etapa final não foi de quem queria matar o jogo.

O time paulista seguiu recuado em seu campo, e com isso o goleiro Luiz continuou tendo trabalho. Já aos 35min, a pressão do Ceará quase deu resultado em um lance bastante polêmico. Robert levou a bola para a linha de fundo, cruzou, Luiz saiu mal e Misael desviou para o gol; o zagueiro Gabriel conseguiu tirar a bola em cima da linha, mas os jogadores do Ceará chegaram a comemorar o tento; o árbitro e o assistente, porém, entenderam que a bola não ultrapassou totalmente a linha.

Logo na sequência, a vitória do São Caetano enfim foi confirmada. Marcone soltou uma bomba de fora da área e a bola entrou no ângulo direito do gol de Dionantan, que nada pôde fazer no lance, aos 35min.