Topo

Série B - 2019

Lúcio Maranhão marca, ASA respira e deixa Ceará ainda mais longe do G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/10/2012 21h23

Com um contra-ataque bem armado e Lúcio Maranhão inspirado, o ASA passou pelo Ceará por 3 a 0 nesta sexta-feira, no Coaracy da Mata Fonseca, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e respirou ainda mais na tabela. Didira abriu o placar, o artilheiro do Brasil com 39 gols fez o segundo e Leandro Chaves, contra, fechou o placar. O time alagoano chegou aos 40 pontos e fica ainda mais longe da zona de rebaixamento e a equipe visitante se distancia do G-4 e viu as chances de acesso diminuírem.

A partida iniciou com os dois times demonstrando muita vontade de decidir a partida. Bastou a bola rolar para as equipes se mandarem para o ataque. Mesmo jogando fora de casa, o Ceará tentou jogar no campo de seu adversário e dava espaços para o ASA armar contra ataques. Os donos da casa demonstraram melhor poder de fogo porque mesmo tendo menor posse de bola era mais perigoso.

Logo aos seis minutos, Lúcio Maranhão cruzou da direita e Didira cabeceou no canto esquerdo de Dionatan, que fez uma grande defesa. O Ceará passou a tentar cadenciar mais o jogo, porém, tinha dificuldade para deixar os atacantes Mota e Itamar em boas condições para conseguirem finalizar.

O ASA tinha dificuldade para fazer uma boa marcação em seu meio-campo, mas o adversário só conseguia assustar em lances de bola parada. Juca era o principal cobrador, mas ele não estava em um bom dia porque suas finalizações passaram longe do gol de Gilson.

Com dificuldade para conseguir atacar o Ceará, o time alagoano ainda perdeu Rogério Maranhão, aos 30, machucado. Ele precisou sair para dar entrada a Alexsandro. O jogo, no entanto, pouco fluiu porque acabou a ficar mais violento e o tempo de bola rolando era menor. A primeira etapa caminhava para terminar empatada, quando o ASA abriu o placar, aos 46. Lúcio Maranhão cruzou da esquerda e Didira driblou Dionatan antes de finalizar para a rede.

O Ceará iniciou o segundo tempo com Leandro Chaves no lugar de Juca. Os primeiros minutos foram animadores porque logo aos dois, quase foi beneficiado com um gol contra. Fabiano tentou cortar e Gilson evitou o empate.

No entanto, os alagoanos continuavam mais incisivos nos contra-ataques. Após uma jogada rápida, Daniel Marques cometeu pênalti em Alexsandro. Lúcio Maranhão cobrou, aos dez, e aumentou a vantagem do ASA. Com o gol, o atacante passou a ser o artilheiro do futebol brasileiro com 39 gols.

Os visitantes tentaram reagir e paravam em uma noite boa do goleiro Gilson. O ASA atacava com muitos jogadores e se aproximavam do terceiro gol. A partida acabou caindo de ritmo e a equipe alagoana tocou a bola para comemorar a vitória e praticamente assegurar sua presença na Série B em 2013. No fim, em uma trapalhada da defesa Luizão tentou cortar, bola bateu em Leandro Chaves e o volante marcou contra para fechar o placar.