Topo

Série B - 2019

Com dois de Fábio Júnior, América-MG vence e aumenta crise entre torcida e Guarani

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2012 17h52

Em jogo marcado por protesto do torcedor do Guarani, que compareceu em pequeno número ao Brinco de Ouro, a aposta do técnico Mauro Fernandes em escalar juntos os experientes Everthon (32) e Fábio Júnior (34) deu certo e a dupla de “vovôs” funcionou bem na vitória do América-MG, por 3 a 0, sobre o time paulista, na tarde deste sábado, resultado que aumentou a crise no ameaçado time de Campinas, que vê a série C "assustar".

Com a segunda vitória seguida, o América-MG chegou aos 46 pontos, afastando assim matematicamente qualquer chance de rebaixamento e subindo para a sétima colocação, voltando a sonhar em conseguir um lugar no G4 da série B. O time mineiro tem 12 pontos a menos que o Atlético-PR, quarto colocado, que venceu na rodada.

A derrota aumentou a crise do Guarani. Na quarta-feira, os muros do Brinco de Ouro da Princesa amanheceram pichados com cobranças de torcedores: “O bicho vai pegar” e “vergonha”. A crise e insatisfação do torcedor se estendeu por todo o jogo. O elenco e o técnico Vadão foram vaiados e o América teve a seu favor gritos de “olé”. O time paulista completou o sétimo jogo sem vencer (três empates e quatro derrotas), ficando com 37 pontos, nove a mais que o Bragantino, que é o último time na zona de rebaixamento.

A fase do Guarani é tão ruim, que até mesmo os gandulas do estádio se atrasaram para o recomeço do jogo, no segundo tempo. A partida foi reiniciada e o grupo de gandulas ficou reunido do lado de fora do campo conversando. A torcida pegou no pé dos garotos, que depois retomaram seus postos.

O primeiro tempo começou bastante truncado, os dois times encontraram dificuldades com o estado ruim do gramado do Brinco de Ouro, que apresentou falhas na grama e muitos buracos. Pressionado, o time da casa não conseguiu mostrar bom futebol, enfurecendo seus torcedores.

O América marcava bem o ataque inoperante do Guarani e apostava no contra-ataque para tentar surpreender. Aos 30 minutos, o time americano chegou ao gol da vantagem, com Everthon, que acertou um chute de longa distância, sem chances para o goleiro Emerson. O atacante contava com familiares no estádio e dedicou o tento a eles.

“Importante jogar em São Paulo, a família está aqui, tinha um tempão que eles não me viam jogar aqui no Brasil, fico feliz”, disse Everthon, que retornou ao Brasil no começo da temporada e havia sido julgado e absolvido pelo STJD na sexta-feira, tendo condições de jogo.

O gol do América fez a torcida do Guarani, que compareceu em número pequeno, apesar da promoção de ingresso, que custou R$10, perder a paciência. Os torcedores vaiaram o time e pediram a saída do técnico Vadão. Apesar da pressão, o time da casa não esboçou reação e levou pouco perigo ao gol do goleiro Neneca.

O segundo tempo começou já com pressão da torcida do Guarani contra o seu time. A equipe da casa retornou com Medina em lugar de Júnior Negão. Mas a alteração não mudou a força ofensiva da equipe. Quem chegou ao segundo gol foi Fábio Júnior, aproveitando passe de Everthon. O centroavante ainda teve tempo de marcar o seu segundo tento, os 20 minutos, decretando a derrota da equipe de Campinas.

GUARANI 0 X 3 AMÉRICA-MG

Guarani
Emerson, Oziel, Fernando, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Jackson, Fábio Bahia, Renato (Rafael Costa) e Danilo Sacramento (Everton); Junior Negão (Medina) e Scwenck
Técnico: Vadão

América-MG
Neneca; Patrick (Rodrigo Heffner), Gabriel, Dirceu e Bryan; Marquinhos Paraná, Dudu, Leandro Ferreira e Rodriguinho (Geovanni); Ewerthon (Adeílson) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

Local: Brinco de Ouro (SP)
Data: 20/10/2012 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence e Luiz Carlos Câmara Bezerra
Cartões amarelos: Leandro Ferreira (A), Rafael Costa (G)
Gols: Everthon (30 min do 1º tempo) e Fábio Júnior (6 e 20 min do 2º tempo)