Topo

Série B - 2019

Guaratinguetá vence Boa, interrompe série de 5 derrotas e fica a dois pontos de sair do Z4

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2012 22h52

O Guaratinguetá venceu o Boa Esporte, por 1 a 0, em jogo sonolento no primeiro tempo e disputado na etapa final, no estádio Melão, em noite chuvosa de sábado, em Varginha. O resultado, que interrompeu série de cinco derrotas consecutivas do time paulista, o levou à 17ª colocação, com 28 pontos, dois a menos que o CRB, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Apesar da vitória, o clima esquentou entre o atacante Alemão e o técnico Carlos Octávio, com uma discussão no segundo tempo, que acabou provocando a substituição do jogador, que cedeu lugar a Danilo. Na próxima terça-feira, o Guaratinguetá recebe o ABC para tentar deixar a zona de risco.

Com 10 pontos a mais que o adversário, o Boa Esporte se manteve na 13ª posição, com 28 pontos. A equipe mineira não está matematicamente salva da queda para a Série C, mas é improvável que isso aconteça. O Guaratinguetá, por sua vez, comemorou apenas o seu segundo triunfo como visitante. O primeiro tinha acontecido, por 3 a 2, sobre o Grêmio Barueri.

Os torcedores que compareceram ao Melão enfrentaram chuva. Aqueles que pagaram R$ 10 para ficarem em arquibancadas descobertas, foram recompensados pela diretoria do Boa Esporte, que permitiu o deslocamento deles para o setor coberto, cujo preço é o dobro: R$ 20. Foi uma espécie de compensação pelo fraco futebol dos dois times, pior ainda para a equipe da casa, que foi derrotada.

Para conseguir seu oitavo triunfo, deixando-o com esperanças de seguir na Série B em 2013, o Guaratinguetá teve de enfrentar problemas de contusões. Aos 22 min, o capitão Marquinhos deixou o campo lesionado, sendo substituído por Igor. Aos 44 min, foi a vez de Lenílson sentir a coxa esquerda. O técnico Carlos Octávio esperou pelo intervalo e a equipe visitante terminou o primeiro tempo com 109 jogadores.

Lenílson não voltou para a etapa final. Ele foi substituído por Pimenta. O excesso de erros cometidos pelos dois times parece ter contagiado a equipe de arbitragem, que se confundiu e anunciou a substituição errada, informação corrigida posteriormente. E foi Pimenta, aos 8 min, da segunda etapa, que fez o gol do time visitante.

A etapa final apresentou um futebol pouco melhor. No primeiro tempo, quase não se teve lances de gols. Vanger desperdiçou duas oportunidades para o Boa e Renato Peixe teve a única grande chance do Guaratinguetá. No segundo tempo, o jogo ficou um pouco mais aberto. Marcinho, aos 15 min, mandou a bola na trave do Boa, em cobrança de falta. O time mineiro se abriu e partiu para tentar o empate, desperdiçando boas oportunidades, especialmente nos minutos finais, quando a pressão foi intensa. E o Boa saiu vaiado de campo. Na terça-feira, visitará o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte.