Topo

Série B - 2019

Joinville se recupera após pênalti perdido, vence CRB e segue na luta pelo acesso

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2012 17h59

O Joinville conseguiu fazer prevalecer mais uma vez o fator casa ao se recuperar de um pênalti perdido para vencer o CRB, de virada, por 3 a 1 neste sábado, na Arena Joinville, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time catarinense chegou aos 52 pontos e diminuiu para seis a diferença para o G-4 e segue na luta pelo acesso. Por outro lado, a equipe alagoana segue ameaçada pelo rebaixamento. Os gols da partida foram marcados por Ednei, Maurício, William e Lima.

Apoiado por sua torcida, o Joinville iniciou a partida tentando jogar no campo do CRB. Com apenas dois minutos, Lima se aproveitou de uma falha da defesa alagoana e finalizou rente à trave direita de Ânderson. Entretanto, os visitantes mantiveram a calma e logo aos seis acabaram saindo na frente. Após cruzamento da direita, Aloísio Chulapa rolou para Ednei chutar com precisão para vencer Ivan.

A postura ofensiva do CRB pareceu surpreender o time catarinense porque a equipe nordestina adiantou sua marcação e atrapalhava as jogadas mais bem trabalhadas dos donos da casa dificultando a saída de bola.

Mesmo assim, o Joinville não desistiu facilmente e acabou chegando ao empate em uma jogada de bola parada. Ricardinho cobrou falta da esquerda, Anderson saiu mal do gol e Maurício completou para a rede, aos 13. A igualdade no placar mudou os rumos da partida porque o CRB passou a atuar de forma mais retraída e permitiu que a equipe de Santa Catarina passasse a pressionar.

Lima teve uma chance clara, aos 21, em um pênalti sofrido por Glaydson. Entretanto, o camisa nove chutou para fora e perdeu a chance de virar o jogo para o Joinville. Os donos da casa seguiam melhores em campo e Maurício esteve próximo de fazer mais um, aos 29, quando obrigou Anderson a praticar boa defesa.

No final do primeiro tempo, aos 40 min, o CRB conseguiu acertar um dos seus primeiros ataques após sofrer o empate. Entretanto, Ricardinho perdeu uma chance incrível ao chutar para fora com o gol vazio.

O Joinville iniciou o segundo tempo com Aldair no lugar de Glaydson. Por outro lado, o CRB optou por retornar com o mesmo time. O panorama não alterou porque o time catarinense tomou a iniciativa de se mandar ao ataque. As jogadas perigosas prosseguiam, mas os catarinenses tinham dificuldade para marcar.

A postura mais agressiva do Joinville acabou sendo premiada, aos 18. Aldair fez boa jogada individual e passou para William, que girou e acertou um belo chute de perna esquerda para virar o jogo. Mesmo com o gol, os donos da casa seguiram mandando no jogo e Roberval Davino optou por trocar Aloísio por George.

A entrada do atacante no CRB serviu para dar mais velocidade ao ataque para tentar responder ao maior volume de jogo do adversário. A marcação do Joinville era bem feita e a equipe ainda conseguiu esfriar a partida no momento que os alagoanos começavam a se encontrar. Em um contra-ataque, a equipe catarinense chegou ao terceiro gol com Lima, aos 33, e acabou sacramentando a vitória.  

JOINVILLE 3 x 1 CRB

Joinville
Ivan; Eduardo, Diego Jussani, Maurício e Rodrigo Alvim; Leandro Carvalho, Glaydson (Aldair), Ricardinho e William; Jaílton (Djair) e Lima
Técnico: Marcelo Serrano (interino)

CRB
Anderson; Ângelo (Edson), Rogélio, Ítalo e Gleidson; Ednei, Roberto Lopes (Vítor), Jadílson e Geovani; Aloísio Chulapa (George) e Ricardinho
Técnico: Roberval Davino

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: 20/10/2012 (sábado)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ)
Cartões amarelos: Roberto Lopes (C), Anderson (C), Ivan (J), Aloísio Chulapa (C) e Edson (C) 
Gols: Ednei, aos seis, e Maurício, aos 13 minutos do primeiro tempo; William, aos 18, e Lima, aos 33 minutos do segundo tempo