Topo

Série B - 2019

Guaratinguetá se impõe, derrota ABC e deixa a zona de rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/10/2012 23h45

O Guaratinguetá não realizou uma partida de encher os olhos, mas jogou suficiente para vencer o ABC por 2 a 1 nesta terça-feira, no Dario Rodrigues Leite, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e deixar a zona de rebaixamento. O time paulista foi beneficiado pela derrota do CRB para o Vitória e trocou de posição com os alagoanos. Os gols da partida foram marcados por Wendel, Alemão e Raul.

Com a possibilidade de terminar a rodada fora da zona de rebaixamento, o Guaratinguetá iniciou a partida tentando impor seu jogo e pressionou o ABC em seu campo. O time visitante tinha dificuldade para sair com a bola dominada e não conseguia acionar os meias.

Os donos da casa conseguiam manter a maior posse de bola, mas o gramado molhado por conta da chuva impedia que saísse uma boa troca de passes. Com essa dificuldade, o time paulista acabou assustando em uma jogada de bola de parada. Após cobrança de escanteio, aos 19, Marcinho cabeceou e Andrey fez boa defesa.

O lance acabou sendo isolado porque os erros consecutivos e opção pela ligação direta impediam que o Guaratinguetá chegasse com mais perigo. O ABC parecia ter mais calma para trabalhar a bola, mas errava no último passe.

Quando o primeiro tempo caminhava para um empate, o Guaratinguetá acabou saindo na frente, aos 41. Após cobrança de escanteio, Wendel se aproveitou de um rebote do goleiro Andrey para abrir o placar. Nos minutos finais o ABC ainda tentou reagir, mas continuou cometendo erros no ataque e etapa terminou mesmo com a vitória parcial do time paulista.

O Guaratinguetá iniciou o segundo tempo com outra atitude e com apenas sete minutos, Alemão tabelou com Jairo e tocou por cima de Andrey para fazer 2 a 0. Com a desvantagem no placar, o ABC sentiu o golpe e não conseguia se encontrar em campo.

Os donos da casa administravam bem a vantagem e chegaram a marcar o terceiro gol, aos 29, com Jonatas Belusso. Porém, a arbitragem anulou erradamente assinalando impedimento. A equipe paulista seguia criando chances, mas dava espaços ao adversário e quase se complicou em alguns contra-ataques.

No final da partida, Fábio Neves foi derrubado por Jonatan e o árbitro Roman Marques marcou o pênalti. O meia Raul cobrou, aos 46, e diminuiu o placar. Entretanto, não houve tempo para o time potiguar conseguir empatar.

GUARATINGUETÁ 2 x 1 ABC

Guaratinguetá
Saulo; Leandro Silva, Baggio (Rocha), Wendel e Renato Peixe; Jonatan, Bruno Formigoni, Jairo e Marcinho (Jonatas Belusso); Alemão e Pimenta (Marlon)
Técnico: Carlos Octávio

ABC
Andrey, Ivan (Raulen), Flávio Boaventura, Vinícius e Renatinho Potiguar; Bileu, Serginho, Walter Minhoca (Fábio Neves) e Raul; Éderson e Adriano Pardal (Baiano)
Técnico: Givanildo Oliveira

Local: Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Data: 23/10/2012 (terça-feira)
Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC)
Auxiliares: Lúcio da Silva de Mattos (PA) e Éder Alexandre (SC)
Cartões amarelos: Bileu (A) e Jonatas Belusso (G)
Gols: Wendel, aos 41 minutos do primeiro tempo; Alemão, aos sete, e Raul (pênalti), aos 46 minutos do segundo tempo