Topo

Série B - 2019

São Caetano só empata com Ipatinga, em casa, e desperdiça chance de voltar ao G4

Do UOL, em Belo Horizonte

23/10/2012 21h27

O São Caetano entrou em campo, no estádio Anacleto Campanella, na noite desta terça-feira, sabendo que uma vitória sobre o então vice-lanterna Ipatinga o recolocaria no G4 da Série B, em função do empate do Atlético-PR, quarto colocado, com o Guarani, na parte da tarde. O time do técnico Leão, no entanto, parece ter sentido a pressão, jogou mal e obteve o mesmo resultado do seu concorrente ao acesso: 1 a 1.

Nos minutos finais, a equipe da casa jogou com um jogador a mais. Para que isso acontecesse, no entanto, Leão teve de avisar à equipe de arbitragem que o juiz Dewson Freitas da Silva havia dado o segundo amarelo a Max. O zagueiro ipatinguense permaneceu três minutos em campo, mesmo depois de levar a segunda advertência e só então, aos 40 min, do segundo tempo, foi expulso.

“Jogamos com pressão enorme em cima da gente”, observou o volante Moradei, após o jogo, O empate foi ruim tanto para o São Caetano como para o Ipatinga. O time da casa foi a 58 pontos, um a menos que o Atlético-PR, tropeçando pelo segundo jogo seguido contra um forte candidato ao rebaixamento. Na rodada passada, a equipe comandada por Leão havia empatado, em 2 a 2, com o Grêmio Barueri, resultado que o tirou da zona de acesso á Série A.

Já o Ipatinga, que vinha de duas vitórias consecutivas, no Ipatingão, sobre Joinville e América-RN, por 1 a 0 e 4 a 0, respectivamente, teve boa atuação contra o São Caetano, enfrentando-o de igual para igual, mas não segurou a vitória, depois de sair em vantagem no marcador e viu sua situação em relação à fuga do rebaixamento ficar ainda mais difícil. O clube mineiro soma 25 pontos e voltou à lanterna.

Animado pela possibilidade de voltar ao G4, nesta rodada, o São Caetano começou o primeiro tempo pressionando o adversário, tentando marcar um gol logo no início, E até que o time da casa atingiu seu objetivo, aos 9 min, mas o gol foi anulado. Marcone chutou, só que a bola desviou em Marcelo Costa, que estava adiantado e a arbitragem assinalou impedimento. Aos 13 min, foi a trave que salvou o Ipatinga. Danielzinho tocou, o goleiro Helton Leite desviou de leve a bola bateu no travessão.

Refeito do duplo susto, o Ipatinga conseguiu equilibrar a partida e começou a atacar o adversário. Aproveitando a chuva, em São Caetano do Sul, que deixava o gramado mais escorregadio, o time mineiro levantava bolas na área do time anfitrião, facilitando a tarefa da defesa. Aos 20 min, a equipe do Vale do Aço mineiro também fez um gol, que igualmente foi anulado. O árbitro Dewson Freitas da Silva viu toque de mão de Ândrson Uchoa.

Seis minutos depois, no entanto, valeu o gol do Ipatinga, que saiu à frente no placar. Rogelio Ávila colocou nas redes, após boa jogada de Max Carrasco, que puxou o contra-ataque. “A gente espera essa dificuldade por causa da chuva (campo pesado), mas não é desculpa. Começamos o jogo bem, relaxamos e tomamos o gol de contra-ataque”, comentou o atacante Leandrão, do São Caetano.

Perdendo por 1 a 0, o técnico Leão promoveu duas substituições no intervalo: tirou Marcone e Danielzinho para as entradas de Luciano Mandi e Geovane. Logo aos 4 min, Geovane desperdiçou boa chance, ao chutar e o goleiro Helton Leite fazer a defesa. Três minutos depois, entretanto, o São Caetano empatou. Eli Sabiá ajeitou de cabeça para seu companheiro de zaga, Wagner, que ajeitou no peito e colocou a bola nas redes.

Animado com o empate, o São Caetano partiu para o ataque para buscar a virada que o colocaria de volta ao G4. Mas se expôs aos contra-ataques do Ipatinga, que se fechava na defesa e tentava as jogadas de velocidade. Dessa forma, a partida ficou aberta e bastante movimentada.  Aos 27 min, Luís fez boa defesa em chute de Léo.

Aos 37 min, o zagueiro Max levou o amarelo. O problema é que ele já havia sido advertido e o árbitro Dewson Freitas da Silva não havia percebido. Somente três minutos depois, quando Leão, técnico do São Caetano, avisou à quarta árbitra Regildenia de Holanda Moura, é que o juiz expulsou o jogador, deixando o time ipatinguense com 10 jogadores em campo. Apesar disso, a partida terminou empatada. “Consideramos uma derrota”, resumiu Augusto Recife. Enquanto isso, os jogadores do Ipatinga comemoraram o resultado, se abraçando no meio de campo., apesar da lanterna. “Só quem está no grupo sabe o que a gente passou para chegar aqui, contra um time que luta para subir e arrancar um empate”, justificou o goleiro Helton Leite.

SÃO CAETANO 1 X 1 IPATINGA

São Caetano
Luiz; Augusto Recife, Eli Sabiá, Wagner, e Diego; Marcone (Luciano Mandi), Moradei, Éder e Marcelo Costa; Danielzinho (Geovane) e Leandrão (Somália)
Técnico: Leão

Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Eron, Max e Edson; Max Carrasco, Anderson Uchoa, Leandro Brasília (Bruno Batata) e Bruninho; Rogélio Ávila (Márcio Diogo) e Leo (Pedrão)
Técnico: Eugênio Souza

Local: Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP)
Data: 23/10/2012 (terça-feira)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Auxiliares: Jackson Massarra dos Santos e Márcio Gleidson Correia Dias
Cartões amarelos: Marcone (SC), Max (I), Marcelo Costa (SC), Augusto Recife (SC), Edson (I)
Cartões vermelhos: Max (I)
Gols: Rogelio Ávila, aos 26 min do primeiro tempo; Wagner, aos 7 min do segundo tempo