Topo

Série B - 2019

Joinville e América-MG só empatam no Sul e veem sonho da Série A ficar mais distante

Do UOL, em Belo Horizonte

27/10/2012 17h59

Se ainda sonhavam com vaga na elite do futebol brasileiro em 2013, Joinville e América-MG viram a meta ficar mais distante, ao empatarem em 2 a 2, neste sábado, na Arena Joinville. O resultado afastou as duas equipes do G-4 a cinco rodadas do final da Série B.

Com o empate, o Joinville foi a 53 pontos e permaneceu em sexto lugar. Com 50 pontos, o América assumiu a sétima posição. As duas equipe ficaram mais longe do acesso à Série A por causa das vitórias do São Caetano sobre o Vitória, por 1 a 0, e do Atlético-PR sobre o Guaratinguetá, por 3 a 0, que ampliaram a vantagem na briga por vaga na primeira divisão.

Depois dos resultados, o Joinville ficou nove pontos atrás do Atlético-PR, que é o quarto colocado e primeiro do G-4. O São Caetano é o quinto com 61 pontos, oito a mais do time catarinense. Com dois pontos a menos, o América está a 11 do G-4.

O primeiro tempo foi bastante movimentado na Arena Joinville. O time da casa saiu na frente logo aos 5min, porém o América reagiu e virou a partida em 12 minutos. Depois disso, o jogo permaneceu equilibrado com as duas equipes criando oportunidades.

O Joinville aproveitou uma cobrança de escanteio da esquerda para abrir o placar com o atacante Aldair, que recebeu uma bola desviada no primeiro pau e mandou de cabeça para o fundo das redes. O time mineiro chegou ao empate cinco minutos depois.

Rodrigo Heffner recebeu na área e chutou forte. A bola desviou e explodiu no travessão. No rebote, Fábio Júnior tocou de cabeça para o gol vazio. O América chegou ao gol da virada aos 17min. Marquinhos Paraná desceu pela direta e tocou rasteiro para área. Ewerthon bateu na saída do goleiro Ivan.

Pressionado pela torcida, que chegou a vaiar a equipe, o Joinville tentou empatar a partida ainda no primeiro tempo e criou oportunidades. Aos 41min, depois de uma cobrança de escanteio da direita, o zagueiro Diego Jussani cabeceou à queima-roupa e Neneca fez grande defesa. 

No início do segundo tempo, o Joinville criou excelente oportunidade para empatar a partida. Depois de boa jogada pela esquerda, a bola sobrou para Eduardo chutar rasteiro. Neneca passou da bola, mas o zagueiro Dirceu cortou debaixo do gol.

A partida ficou aberta na segunda etapa. O Joinville conseguiu empatar aos 15min. Eduardo arrancou da intermediária e, sem marcação, entrou livre na área antes de chutar rasteiro no canto direito de Neneca.

O jogo esquentou na reta final com as duas equipes buscando o gol. No último minuto, o goleiro Ivan, do Joinville, foi tentar o cabeceio na área do América, mas se chocou de cabeça com o zagueiro Dirceu e ficou caído no gramado. Apesar da apreensão, o jogador foi atendido e permaneceu na partida.

JOINVILLE 2 X 2 AMÉRICA-MG
 
Joinville
Ivan; Eduardo, Diego Jussani, Maurício e Cristian; Leandro Carvalho, Ricardinho, Jaílton (Jean Carlos) e Willian (Marcinho); Aldair (Adaílton) e Lima
Técnico: Marcelo Serrano

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Dirceu e Bryan (Pará); Marquinhos Paraná, Dudu (Agenor), Leandro Ferreira e Rodriguinho; Ewerthon (Adeílson) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: 27/10/2012 (sábado)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ)
Cartões amarelos: Dudu, Dirceu, Agenor (América); Cristian (Joinville)
Gols: Aldair, aos 5min, Fábio Júnior, aos 10min, Ewerthon, aos 15min do primeiro tempo; Eduardo, aos 15min do segundo tempo