Topo

Série B - 2019

Em jogo de duas viradas, ABC arranca empate com América-MG, mas não se livra do risco de queda

Do UOL, em Belo Horizonte

10/11/2012 18h57

Sob o olhar de Vinícius Eutrópio, apresentado antes da partida como seu treinador, o América-MG, que não almeja mais nada na Série B, ficou apenas no empate com o ABC, por 3 a 3, neste sábado, no Independência. Com o resultado, o time potiguar ainda não conseguiu se livrar matematicamente do rebaixamento, mas o risco é pequeno.

Em partida cheia de alternativas, o América largou na frente, mas o ABC reagiu no início da segunda etapa e virou no Independência. O time mineiro não se abateu e voltou a ficar à frente no placar. Porém, a equipe potiguar conseguiu empatar e arrancou um ponto fora de casa.

O ABC foi a 43 pontos e assumiu a 13ª posição. Faltando duas rodadas para o encerramento da Série B, o time de Natal ainda não se livrou da ameaça de queda, uma vez que ainda pode ser alcançado pelo Guaratinguetá, que o é primeiro da zona de rebaixamento com 37 pontos.

Sem ambições na competição, o América permaneceu na nona posição com 51 pontos. O time aproveita as últimas rodadas para avaliar o elenco para a próxima temporada, principalmente depois de anunciar o substituto do técnico Mauro Fernandes.

Vinícius Eutrópio, que se desligou do Duque de Caxias, eliminado na Série C nessa sexta-feira, foi confirmado pelo América nesta sábado. O treinador, que chegou para comandar o time mineiro em 2013, estreia contra o América-RN, no próximo sábado (17), na penúltima rodada da Série B.

Na partida deste sábado, o interino Cláudio Prates aproveitar para dar sequência a jovens que vieram da base, ao escalar o zagueiro Lula e o volante China entre os titulares, além de manter os laterais Patrick e Bryan, que já vinha atuando. No segundo tempo, Kaká também foi aproveitado.

Num primeiro tempo movimentado, o América saiu na frente, aos 34min, com Rodriguinho, que recebeu de Marquinhos Paraná na área e chutou forte para marcar.

A reação do ABC veio no início da etapa final. Aos 12min, Éderson aproveitou um vacilo da defesa americana e chutou forte da entrada da área para empatar a partida. Quatro minutos depois, num contra-ataque rápido, Adriano Pardal finalizou com categoria para virar o jogo.

O empate do América veio aos 21min com um jogador que saiu do banco. Júnior Timbó, que substituiu Leandro Ferreira, fez boa jogada na entrada da área e bateu no canto esquerdo do goleiro Andrey. O time mineiro chegou ao terceiro com o zagueiro Gabriel, que aproveitou falta cobrada por Bryan.

Porém, aos 35min, Éderson cobrou falta da entrada da área e mandou a bola no canto direito para empatar novamente a partida.

AMÉRICA-MG 3 X 3 ABC

América-MG
Matheus; Patrick, Gabriel, Lula e Bryan (Gilberto); China, Leandro Ferreira (Júnior Timbó), Marquinhos Paraná e Rodriguinho; Fábio Júnior e Ewerthon (Kaká)
Técnico: Cláudio Prates (interino)

ABC
Andrey; Ivan, Flávio Boaventura, Vinícius e Renatinho Potiguar (Esquerdinha); Bileu, Serginho, Raul e Cascata (Gladstone); Éderson e Adriano Pardal (Rodrigo Silva)
Técnico: Givanildo Oliveira

Data: 10/11/2012 (sábado)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão
Auxiliares: Jesmar Benedito Miranda de Paula e Marco Mello Moreira
Cartões amarelos: China, Lula (América); Serginho, Flávio Boaventura, Bileu, Vinícius (ABC)
Gols: Rodriguinho, aos 34min do primeiro tempo; Éderson, aos 12min e 35min, Adriano Pardal, aos 16min, Júnior Timbó, aos 21min, Gabriel, aos 33min do segundo tempo