Topo

Série B - 2019

Criciúma goleia o América-RN e fica a uma vitória do retorno à Série A

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2012 18h11

Foi um pouco sofrido, mas o Criciúma conseguiu se impor nos minutos finais para golear o o América-RN por 4 a 1 neste sábado, no Nazarenão, pela 36ª rodada da Série B e deu um passo importante para retornar à Série A. Com o resultado, a equipe catarinense precisa de mais uma vitória em duas partidas que restam para assegurar sua presença na elite do futebol nacional em 2013.

O time visitante caminhava para passar pelo adversário com tranquilidade após Nirley e Zé Carlos marcarem no primeiro tempo. Cléber diminuiu o placar no segundo e o time da casa quase complicou a partida para o adversário. Porém, coube a Ozéia, de falta, e Douglas assegurarem a vitória.

Lutando para se consolidar no G-4 e seguir na luta pelo título, o Criciúma não se intimidou com o fato de jogar fora de casa e iniciou a partida tentando pressionar o América-RN. Logo aos 11, Zé Carlos perdeu uma chance incrível ao desviar para fora após receber cruzamento de Lins da direita.

Os donos da casa ainda tentaram reagir após um início ruim, mas acabaram levando um gol. Aos 19, Marlon cruzou rasteiro da esquerda e Nirley completou para colocar os catarinenses em vantagem. A equipe visitante continuou mantendo o bom ritmo e acabou marcando o segundo, aos 27. O artilheiro Zé Carlos recebeu passe pelo alto e emendou de primeira para o artilheiro estufar a rede pela 27ª vez na Série B.

O América-RN demonstrou certa acomodação por conta de sua situação na tabela e o segundo gol acabou mexendo com a equipe. O time potiguar não conseguia assustar o arqueiro Michel Alves e parava no bom sistema defensivo do Criciúma.

Tentando mexer com a estrutura tática do América-RN, Roberto Fernandes optou por sacar o volante Ricardo Baiano para promover a entrada de Pingo, aos 30. Assim, a equipe da casa passou a jogar com três homens na frente e Lúcio Curió passou a atuar mais recuado.

A alteração pouco surtiu efeito nos minutos finais do primeiro tempo porque o Criciúma continuava implantando uma boa marcação e terminou a etapa com uma boa vantagem parcial.

O segundo tempo iniciou com um panorama diferente. Com uma boa vantagem, o Criciúma adotou uma postura mais defensiva na tentativa de puxar contra-ataques. Mesmo com boa posse de bola, o América-RN não conseguia finalizar com qualidade e o goleiro Michel Alves quase não precisava realizar defesas.

A partida estava morna e em uma jogada de bola parada, o time potiguar acabou diminuindo a vantagem dos catarinenses conseguindo dar maior emoção ao jogo. Após cobrança de Netinho, o zagueiro Cléber desviou para deixar sua marca. A equipe da casa tentou reagir na base da vontade e contando com a força de sua torcida, que se irritou quando Zé Carlos mostrou a língua ao deixar o gramado.

Entretanto, os visitantes conseguiram conter a pressão do adversário e Ozéia, de falta, aos 35, deixou sua marca. No fim, aos 39, Douglas ainda marcou mais um para decretar a vitória por goleada.