Topo

Série B - 2019

Criciúma empata com o Atlético-PR por 0 a 0 e garante retorno à Série A após 8 anos

Jogadores do Criciúma comemoram o retorno para a elite do futebol nacional - Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo
Jogadores do Criciúma comemoram o retorno para a elite do futebol nacional Imagem: Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/11/2012 18h28

Criciúma e Atlético-PR se enfrentaram em Santa Catarina com a possibilidade de as duas equipes assegurarem retorno à elite já neste sábado. Para isso era necessário combinação de resultado de outros jogos. O time catarinense saiu do duelo no Sul com o tão sonhado acesso após empate por 0 a 0.

O empate não foi suficiente ao Atlético-PR, que agora precisa de um ponto contra o Paraná, na última rodada, para subir sem depender de outros resultados.

“Estou muito feliz. O sofrimento foi grande. Vou comemorar de qualquer jeito, comemorar de muleta”, disse Lucas, autor de 11 gols no torneio e que operou o joelho. Ele foi ao campo de muletas após a partida para celebrar o retorno à elite, após 8 anos.

O Criciúma chegou a 72 pontos, dois a mais que o Atlético-PR.

Os jogos deste sábado foram marcados para o mesmo horário. Não à toa, houve atrasos para o começo da partida em Criciúma e também na volta do intervalo. O objetivo era claro: um eventual triunfo do Goiás deixaria Criciúma e Atlético-PR tranquilos para empatar (as duas equipes subiriam em caso de vitória goiana).

A tática de retardar o duelo no estádio Heriberto Hulse fez com que o jogo em Criciúma terminasse 20 min depois de São Caetano x Goiás.

A situação do Criciúma parecia fácil há poucas rodadas do fim do torneio. Mas o time catarinense perdeu os últimos três jogos seguidos dentro de casa.

O Criciúma balançou a rede logo a 7 min da etapa inicial, mas a arbitragem acertou ao assinalar impedimento em Matheus Ferraz, que escorou de cabeça.

O goleiro Santos, do Atlético-PR, foi a principal figura da etapa inicial. Ele segurou os ataques do Criciúma, coordenados por Zé Carlos.

A partida seguiu equilibrada na segunda etapa no estádio Heriberto Ulse, sem lances de perigo para os dois lados.

Destaque ofensivo do Atlético-PR, Elias não conseguia encaixar boa finalização em cobrança de falta.

Aos 35 min do segundo tempo, a torcida do Criciúma foi ao delírio. Não porque houve gol, mas sim em razão da notícia de que Goiás e São Caetano empataram por 1 a 1. Com isso, o time catarinense assegurou retorno à série A.

Já o Atlético-PR saiu com tudo para o ataque nos 10 min finais, pois uma vitória também classificaria o clube. o Criciúma recuou e impediu o avanço do rival.