Topo

Série B - 2019

Com direito a golaços, América-MG vence rebaixado Ipatinga em despedida nada melancólica

Do UOL, em Belo Horizonte

23/11/2012 22h53

Quem esperava uma despedida melancólica da Série B, América-MG e Ipatinga ignoraram o fato de apenas cumprirem tabela e fizeram uma partida movimentada na noite desta sexta-feira, no Independência. Com direito a golaços, o time da capital derrotou a equipe do Vale do Aço, por 3 a 1, na abertura da última rodada da competição.

O jovem Patrick e o experiente Geovanni foram os autores de dois belos gols para o América, que fez com o zagueiro Lula nos acréscimos do segundo tempo. O Ipatinga, que fez um jogo equilibrado, marcou com Ronaldo e desperdiçou várias oportunidades. O restante da última rodada da Série será neste sábado, com nove jogos.

O duelo reuniu duas equipes que não almejavam mais na nada na competição. Enquanto o América estava fora da briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro e não corria risco de queda, o Ipatinga entrou em campo rebaixado para a Série C.

O Ipatinga pode ter feito a última partida com seu nome atual. O clube, que atualmente se abriga no Vale do Aço, iniciou processo de mudança de sede para passar a se chamar Betim Esporte Clube, em 2013, e se transferir para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solicitação depende de aprovação da Federação Mineira de Futebol e, posteriormente, da Confederação Brasileira de Futebol.

Pelo lado do América, o técnico Vinícius Eutrópio, que assumiu a equipe recentemente e fez sua segunda partida, aproveitou a partida para observar os jogadores. O treinador, que já iniciou a montagem do grupo de 2013, deu oportunidades a jovens que vieram da base.

O time americano entrou em campo disposto a mostrar serviço ao treinador. Logo aos 8min, o lateral Patrick, que atuou improvisado no meio-campo, marcou um golaço, ao receber na entrada da área e bater consciente para encobrir o goleiro Helton Leite.

O América esteve perto de ampliar o placar aos 30min, quando Fábio Júnior finalizou livre na área e acertou a trave. Mesmo rebaixado, o Ipatinga mostrou vontade em campo, equilibrou a partida e conseguiu empatar aos 37min, num chute da entrada da área de Ronaldo, que encobriu Matheus.

No segundo tempo, o Ipatinga voltou melhor e criou boas oportunidades para virar a partida, mas falhou na hora de finalizar. O América, que caiu de rendimento, conseguiu marcar o segundo gol, aos 27min, com um chute de fora da área de Geovanni, no ângulo superior direito de Helton Leite.

No final da partida, o América teve a chance ampliar com Rodrigo Pimpão, que havia entrado no segundo tempo. Porém, o atacante finalizou mal ao ficar frente a frente com o goleiro e desperdiçou oportunidade incrível. Aos 47min, Lula escorou de cabeça escanteio cobrado por Geovanni.

AMÉRICA-MG 3 X 1 IPATINGA

América-MG
Matheus; Rodrigo Heffner (Agenor), Vinícius Simon, Lula e Bryan; Dudu, China, Patrick e Júnior Timbó (Geovanni); Fábio Júnior e Kaká (Rodrigo Pimpão)
Técnico: Vinícius Eutrópio

Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Pedrão, Sílvio e Edson (Bruno Batata); Marcel, Max Carrasco, Bruninho e Leo; Ronaldo (Vinicius Kiss) e Márcio Diogo
Técnico: Eugênio Souza

Data: 23/11/2012 (sexta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão
Auxiliares: Jesmar Benedito Miranda de Paula e Marco Mello Moreira
Cartões amarelos: Marcel, Silvio, Ronaldo, Edson (Ipatinga); Dudu (América)
Gols: Patrick, aos 8min, Ronaldo, aos 37min do primeiro tempo; Geovanni, aos 27min, Lula, aos 47min do segundo tempo