Topo

Série B - 2019

Atlético-PR sofre em clássico, mas garante retorno à elite do Brasileiro

Jogadores do Atlético-PR comemoram gol que garantiu o acesso da equipe à Série A  - Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo
Jogadores do Atlético-PR comemoram gol que garantiu o acesso da equipe à Série A Imagem: Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

24/11/2012 18h21

O Atlético-PR garantiu de forma emocionante, neste sábado, o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro em 2013. Com sofrimento, sendo pressionado pelo Paraná durante todo segundo tempo e com um pênalti desperdiçado, o time conseguiu empatar em 1 a 1 e terminou em terceiro lugar na segunda divisão do Brasileiro, com 71 pontos. Além do Atlético-PR, Vitória, Criciúma e o campeão Goiás garantiram retorno à elite do futebol brasileiro.

VITÓRIA TAMBÉM ESTÁ NA SÉRIE A

  • O Vitória também garantiu o acesso à Série A do Brasileirão. A equipe baiana voltou à primeira divisão após empatar em 1 a 1 com o Ceará, no Barradão. Quem fez a festa foi Ivete Sangalo, que contagiou a torcida antes do jogo.

Jogando o retorno á Série A e dependendo só de si para isso, o Atlético-PR começou o jogo atacando. Com apoio da torcida, o rubro-negro pressionava. Aos 30 minutos, conseguiu abriu o placar com Cleberson. O zagueiro, que estava em posição irregular, tocou para o gol após cruzamento de escanteio.

O segundo tempo foi complicado para o Atlético-PR, que passou a ser pressionado pelo Paraná. Aos 8 minutos, o tricolor conseguiu empatar a partida. Após cruzamento de Lúcio Flávio em cobrança de falta, a bola sobrou para Anderson, que marcou o gol.

Com o empate, o Paraná cresceu no jogo e pressionava o Atlético-PR, que mostrava nervosismo e tinha dificuldade para marcar os ataques do rival. Depois de marcar, o tricolor teve pelo menos outras três chances de gol.


O Atlético-PR conseguiu chegar na área rival apenas em contra-ataques. E foi assim, aos 30 minutos do segundo tempo que o rubro-negro quase passou à frente no placar. Em jogada de velocidade, Marcelo entrou na área do Paraná e foi empurrado por Alex Alves.

O árbitro não teve dúvida e marcou pênalti. Marcelo cobrou e tocou a bola no travessão, para desespero da torcida do Atlético-PR, que sofria com as informações que vinham de Campinas. O São Caetano vencia o Guarani. Caso o Paraná marcasse outro gol, o rubro-negro perderia a vaga na Série A em 2013.

O sofrimento foi até o último minuto da partida. Apesar de pressionar, criar chances e jogar melhor que o Atlético, o Paraná não conseguiu virar a partida. Maioria no Ecoestádio, os torcedores rubro-negros conseguiram comemorar a volta à primeira divisão.