Topo

Série B - 2019

Guaratinguetá faz a lição de casa, conta com ajuda do São Caetano e evita o rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

24/11/2012 18h20

O Guaratinguetá venceu o lanterna e já rebaixado Grêmio Barueri em casa por 2 a 1, neste sábado, no estádio Dario Leite, e escapou do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe contou com a ajuda do São Caetano, que venceu o Guarani por 2 a 1 e rebaixou o time de Campinas no lugar do Guará.  

O cenário antes da partida não era dos mais animadores. Apesar de enfrentar o lanterna, o Guaratinguetá não dependia apenas de suas forças. Além de vencer, teria que torcer para o Guarani perder para o São Caetano ou o Bragantino cair diante do Boa Esporte. Por sorte e competência, a combinação deu certo. O time de Campinas não foi capaz de segurar o ímpeto do Azulão e acabou sendo rebaixado, para delírio do torcedor do Guaratinguetá, que pôde comemorar a permanência da equipe na Série B.

O jogo

O jogo começou muito corrido e com as equipes errando bastante. O Guaratinguetá precisava vencer para ter alguma chance de escapar do rebaixamento. A pressão estava afetando um pouco o setor criativo da equipe, que não conseguia armar boas jogadas.

Só que aos 20 minutos o panorama mudou. Marcinho chutou cruzado numa jogada rápida pela esquerda, o goleiro João Gabriel deu rebote e o camisa 11 Jonatas Belusso pegou o rebote, já sem goleiro e só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes.

A partir de então o Guara se sentiu mais a vontade. Tanto que aos 38 minutos, a torcida respirou aliviada com o segundo gol da equipe. Renato Peixe aproveitou rebote novo do goleiro, agora após chute forte do atacante Alemão, e finalizou de cabeça com categoria no canto direito. O primeiro tempo terminou e o resultado estaria garantindo a permanência do Guaratinguetá na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, já que o Guarani seguia empatando com o São Caetano em Campinas.

Já no segundo tempo, quando tudo parecia mais calmo, o Barueri assustou. O zagueiro Alex Lima aproveitou boa cobrança de escanteio e subiu mais que a zaga do Guará para cabecear no canto esquerdo do goleiro e diminuir a desvantagem para 2 a 1.

Na metade da etapa complementar, a torcida do Guaratinguetá fez festa depois do sistema de som do estádio anunciar que o São Caetano abriu o placar em Campinas contra o Guarani. Neste momento, o Guará dependia apenas da manutenção do seu resultado para continuar na Série B.

Em Campinas, o Guarani chegou ainda a empatar, mas logo levou o segundo gol. Assim, os placares não mais se modificaram, e o Guaratinguetá permaneceu na Série B, enquanto o Guarani fará companhia para o Grêmio Barueri na Série C de 2013.

 

GUARATINGUETÁ X GRÊMIO BARUERI

Local: Dario Leite, em Guaratinguetá

Data: sábado (24/11/2012)

Horário: 16h20 (de Brasília)

Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)

Gols: Jonatas Belusso e Renato Peixe para o Guaratinguetá. Alex Lima para o Grêmio Barueri