Topo

Série B - 2019

11 anos depois de vexame, Palmeiras reencontra ASA sob desconfiança parecida

Elenco do Palmeiras joga para apagar lembranças de 2002 e ganhar moral com a torcida - João Henrique Marques (UOL Esporte)
Elenco do Palmeiras joga para apagar lembranças de 2002 e ganhar moral com a torcida Imagem: João Henrique Marques (UOL Esporte)

Do UOL, em São Paulo

28/05/2013 06h00

O Palmeiras viveu diante do ASA-AL em 2002 um dos capítulos mais vexatórios da história do clube. 11 anos depois, o alviverde volta a encarar a equipe alagoana em cenário basicamente parecido, com uma equipe em busca de credibilidade e confiança da torcida.
 
O duelo nesta terça-feira às 21h50, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, é fundamental para que o time prove ser capaz de não passar sufoco na Série B do Campeonato Brasileiro em busca do acesso obrigatório.

Em 2002, o time que vivia sob desconfiança da torcida fracassou contra o ASA na primeira rodada da Copa do Brasil e deu claro sinais de que não tinha condições de brigar por grandes objetivos. Pior do que isso, a equipe acabou rebaixada no Brasileiro ao fim do ano.

No confronto contra o ASA, a partida em Arapiraca terminou com vitória de 1 a 0 do time mandante. No duelo da volta no Palestra Itália, o Palmeiras venceu por 2 a 1, mas como conseguiu marcar como visitante, a equipe alagoana provocou uma tragédia história no clube paulista.

A geração de 2002 tinha Marcos como capitão, Alex com a camisa 10, e Vanderlei Luxemburgo no comando. Só que diversos jogadores eram contestados pelos torcedores. Casos do zagueiro Alexandre, do volante Fernando, o meia Adalto e o atacante Itamar.
 
Em 2013, a equipe do Palmeiras também está longe de agradar a torcida de forma unânime. No entanto, a vitória por 1 a 0 na estreia da competição, diante do Atlético-GO, em Itu, serviu para evitar a pressão no elenco na trajetória inicial.
 
O time a ser escalado pelo treinador Gilson Kleina tem apenas uma dúvida. Vinicius sofreu lesão na panturrilha direita no jogo de estreia e foi vetado. Serginho, Ronny e Maikon Leite disputam a vaga de titular.
 
“O ASA foi bem na Copa do Nordeste, joga com muita velocidade, e (o estádio) tem um gramado pesado, complicado de atuar. Temos que entrar com uma pegada forte”, disse Kleina.
 
O adversário do Palmeiras foi o vice-campeão da Copa Nordeste recentemente perdendo a disputa do título para o Campinense. Na estreia da Série B, o empate fora de casa por 1 a 1 contra o Paysandu foi considerado excelente resultado.

FICHA TÉCNICA
 
Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL)
Data: 28/05/2013
Horário: 21h50
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE) 
Assistentes: Ailton Farias da Silva e Victor Oliveira Cruz (SE)
 
ASA:
Gilson; Osmar, Tiago Garça, Fabiano e Chiquinho Baiano; Cal, Milton Júnior, Pedro Silva e Didira; Wanderson e Lúcio Maranhão
Técnico: Ricardo Silva

PALMEIRAS:
Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, Charles e Tiago Real; Leandro, Kleber e Ronny (Maikon Leite ou Serginho) Técnico: Gilson Kleina

CORNETA FC: O DIA QUE O PALMEIRAS APRESENTOU ARAPIRACA AO MUNDO

  • O dia 20 de fevereiro de 2002 continua sendo uma data que o torcedor palmeirense quer esquecer. Foi nesta oportunidade que o Palmeiras deu um dos maiores vexames de sua história, sendo eliminado da Copa do Brasil pelo modesto Asa, de Alagoas, em pleno Palestra Itália.

    A equipe alviverde perdeu o jogo de ida por 1 a 0 e parecia tranquila para decidir em casa a classificação. No entanto, a vitória por 2 a 1 não foi suficiente e o gol como visitante acabou premiando o Asa, que seguiu na competição.