Topo

Série B - 2019

Valdivia vê espaço para Mendieta no Palmeiras e elogia entrosamento do colega

Valdivia e Mendieta podem formar setor de criação do Palmeiras - Rodrigo Capote/UOL
Valdivia e Mendieta podem formar setor de criação do Palmeiras Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

21/08/2013 12h00

A torcida do Palmeiras vive a expectativa de ver Valdivia e Mendieta atuando juntos como titulares do Palmeiras. Com o ídolo chileno machucado, o paraguaio tem cumprido o papel de armador do time e vem se destacando. Fez dois gols nas últimas duas partidas. Lesionado, o camisa 10 deve retornar somente para o segundo jogo contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil.

Valdivia acredita que há espaço para ambos atuarem lado a lado. O camisa 10 elogiou o companheiro e disse que se aproximou bastante do paraguaio desde que ele chegou ao Palmeiras.

“A gente se aproximou rápido porque falamos o mesmo idioma e isso facilita bastante. Além disso, faço questão de ajuda-lo porque quando eu cheguei aqui, não havia ninguém que falasse castelhano e sei o quanto é difícil. A convivência faz a nossa amizade crescer e sempre estamos juntos. Ele é um cara tranquilo, humilde, e que já demonstrou que tem muita qualidade. Por ser uma ótima pessoa, está bem entrosado com o grupo e tenho certeza que logo conquistará o torcedor”, afirmou ao UOL Esporte.

O treinador Gilson Kleina já manifestou o desejo de colocar os dois juntos em campo nos jogos da Série B do Brasileiro, o que deve ocorrer assim que o chileno se recuperar de um edema na coxa. A ideia do treinador alviverde é fazer com que o time passe a ser mais forte no setor de criação, especialmente nas partidas dentro de casa. Neste caso, Wesley faria efetivamente o papel de segundo volante, ao lado de Márcio Araújo.

“Tenho de colocar meu erro. Mantemos a estrutura de jogo e todo segundo tempo eu mudo. Vou estudar bem. Nos jogos em casa pode entrar com dois meias. Fica mais vulnerável, porque tem o contra-ataque, mas sendo o Palmeiras preciso aumentar o poder de criação. Vamos ter de correr esse risco. Temos de abrir mão dos volantes”, disse Kleina.

MENDIETA E VALDIVIA SÃO OS ARTICULADORES DO PALMEIRAS

  • Os dois se diferenciam por algumas características básicas, já ressaltadas por Gilson Kleina. Enquanto Valdivia é mais articulador e prepara as jogadas para os companheiros, Mendieta consegue chegar mais à frente tem o chute de longa distância como arma. Além disso, o chileno é mais rápido do que o colega paraguaio. Mendieta atuou nove vezes na Série B, enquanto Valdivia jogou sete. Suas médias são praticamente idênticas. O paraguaio, por exemplo, tem uma média de acerto de passes de 77,4, de acordo com o Datafolha. O chileno, por sua vez, conta com uma média ligeiramente melhor, de 78,9. Em gols marcados eles empatam, com dois para cada. O número de finalizações certas também é idêntico, dando uma média de 0,9 por partida. Valdivia, no entanto, é mais eficiente nas assistências, com uma média de 0,9 por partida, contra apenas 0,2 de Mendieta. As médias do time também são muito parecidas com quando um ou outro está em campo. Uma média de cerca de 86% de passes certos, independentemente do jogador que estiver atuando. Uma média de 18 finalizações e 2,6 gols marcados por partida.