Topo

Série B - 2019

Com gordura, Palmeiras avalia que é hora de poupar elenco na Série B

Leandro, atacante do Palmeiras, é um dos que apresenta desgaste físico - Junior Lago/UOL
Leandro, atacante do Palmeiras, é um dos que apresenta desgaste físico Imagem: Junior Lago/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 06h00

Até o momento, o Palmeiras praticamente não poupou jogadores na Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, no início do segundo turno e com uma gordura considerável, a comissão técnica alviverde decidiu que é o momento de dar descanso a alguns jogadores. Com a vitória sobre o ASA na noite desta terça-feira, o time abriu cinco pontos da Chapecoense, vice-líder. Era o respiro aguardado no clube.

Já nesta quarta-feira, o técnico Gilson Kleina irá se reunir com os médicos do clube para definir quem serão os poupados no jogo de sábado, contra o América-MG. “A gente vai analisar alguns jogadores. Estamos com um excesso de jogos e estou vendo algum desgaste em alguns atletas. A gente tem que analisar, porque vai ser um jogo difícil. O importante é colocar uma equipe forte lá”, declarou o comandante alviverde.

Internamente, a comissão técnica avalia que consegue o acesso com uma campanha que contemple cerca de metade dos pontos que conquistou no primeiro turno. O Palmeiras terminou os primeiros 19 jogos com 42 pontos. Com 64, a equipe estaria garantida na elite do futebol. O raciocínio é correto levando em consideração que desde 2007, a pontuação das equipes campeãs da Série B é de 59 a 65. Com exceção do ano passado, em que o Vitória alcançou 71.

“O que me chama a atenção é o excesso de jogos. Viemos de viagem. O tempo é curto, você pode dizer que o tempo é curto para todo mundo. Mas nós coincidimos com a Copa do Brasil, isso dá um pouco de desgaste. Você vê ali o Leandro com gelo, o Luis Felipe também”, explicou o treinador Gilson Kleina.

Além disso, o Palmeiras também tenta a volta de Mendieta, suspenso pelo STJD. O clube recorreu da decisão e aguarda um retorno para saber se poderá contar com o atleta. “Vamos consultar o departamento jurídico para ver se temos condições de utilizar o atleta”, informou Kleina.

Com a vitória sobre o ASA, o Palmeiras se isolou na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O time do Palestra Itália chegou a 48 pontos, cinco acima da Chapecoense, que foi derrotada nesta terça-feira e está na segunda colocação, e 15 à frente do Américo-MG, primeiro fora da zona de acesso, na quinta posição.