Topo

Série B - 2019

Em busca do número mágico, Palmeiras encara América-MG com força máxima

Artilheiro do time na Série B com nove gols, Alan Kardec está confirmado no jogo contra o América-MG - Rodrigo Capote/UOL
Artilheiro do time na Série B com nove gols, Alan Kardec está confirmado no jogo contra o América-MG Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

14/09/2013 06h00

O técnico Gilson Kleina já definiu uma meta de pontos para o Palmeiras confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro. Segundo o treinador, o clube conquista o acesso com 66 pontos e para atingir o “número mágico” Kleina desistiu de poupar os titulares para partida contra o América-MG, neste sábado, pela 22ª rodada da Série B do Brasileirão.

A meta de Kleina é mais rigorosa do que as últimas edições da Série B tem apresentado. Na média, o quarto colocado na competição somou 63 pontos.

O time tem 48 pontos na liderança da Série B e, pelas contas de Kleina, o Palmeiras precisa de mais 18 pontos nos 17 jogos restantes (são 51 pontos em disputa), o que dá um aproveitamento de 35% dos pontos, números de time que luta contra o rebaixamento.

Para chegar o mais rápido possível e já começar a planejar o Palmeiras para 2014, o treinador escalará força máxima para o jogo de sábado.

As principais novidades estão no meio de campo e na lateral esquerda. No meio, Kleina deverá escalar Mendieta ao lado de Valdivia, que foi confirmado entre os titulares por estar bem fisicamente.

O treinador revelou na última sexta-feira que pode optar pela entrada de Serginho para manter o esquema com três atacante, mas o meia paraguaio leva vantagem pela titularidade. 

Na lateral esquerda, o polivalente Wendel foi confirmado por Kleina, apesar de Juninho já estar liberado pelo departamento médico.

“Estamos focados exclusivamente na Série B, por mais que tenhamos uma boa pontuação. Temos que atingir a pontuação que nos garanta o acesso. Claro que vai chegar um momento em que vamos pensar no próximo ano, mas isso só com a garantia de estar na Série A”, avisou Kleina.

E a situação vale até mesmo para o treinador, que tem contrato apenas até dezembro deste ano e não está confirmado para seguir no clube.

“Tinha a esperança de manter o Palmeiras na elite, mas não consegui e nunca me isentei de culpa. É um sonho voltar com o Palmeiras. Tenho contrato até o fim do ano e espero cumprir da melhor maneira possível”, afirmou.

O América-MG é o primeiro time fora da zona de acesso e precisa da vitória para se aproximar do Joinville. Já o Palmeiras tenta aumentar ainda mais a distância, que hoje é de 15 pontos, para o primeiro time fora do grupo dos quatro melhores. 

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG X PALMEIRAS

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data/Horário: 14/9/2013, sábado, às 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Claudio Mercante Júnior (PE)
Assistentes: Roberto Jose de Oliveira (PE) e Marcelino Castro de Nazare (PE)

América-MG: Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Andrei Girotto, Bady e Willians; Alessandro e Marcão. Técnico: Silas.

Palmeiras: Fernando Prass, Luis Felipe, Henrique, Vilson e Wendel; Marcio Araujo, Wesley, Mendieta e Valdivia; Leandro e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.