Topo

Série B - 2019

Palmeiras não deve dar férias antecipadas a jogadores mesmo com acesso e título

Elenco palmeirense não terá férias antecipadas, mas reservas e titulares serão mesclados - Rodrigo Capote/UOL
Elenco palmeirense não terá férias antecipadas, mas reservas e titulares serão mesclados Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 06h00

O Palmeiras não pretende antecipar férias de seus jogadores mesmo que o time consiga acesso e título da Série B do Campeonato Brasileiro de forma antecipada. A princípio, todos os jogadores devem seguir trabalhando normalmente até o final da competição, que termina no dia 30 de novembro, quando o time alviverde da capital paulista enfrenta a Chapecoense, fora de casa.

A comissão técnica, entretanto, deve mesclar titulares e reservas com mais frequência nas partidas até o fim da competição, mas ninguém deverá ser liberado com antecedência. A intenção é mostrar o comprometimento com 2014, ano do centenário do clube e também da inauguração do novo estádio.

“A gente quer antecipar o nosso objetivo, e depois pensar em férias ou coisa que não faça parte do nosso objetivo”, resumiu o lateral esquerdo Juninho, que ainda garantiu que ninguém no elenco está pensando em folgas neste momento. 

A questão de antecipar férias vem à tona em um momento em que os atletas se unem para discutir e reelaborar o calendário do futebol brasileiro. O movimento de jogadores criado para discutir a questão ganhou forma e nome. O grupo se intitula "Bom Senso FC" e ganhou escudo semelhante aos usados pelos clubes de futebol. Mais de 70 atletas estão ligados ao movimento, que não tem a adesão de sindicatos e outras entidades esportivas.

No Palmeiras, apenas dois jogadores assinaram o manifesto: o goleiro Fernando Prass e o meia Valdivia. No ano que vem, o time alviverde disputa com certeza o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Dependendo de sua qualificação, ainda pode ter uma vaga na Sul-Americana. O time, entretanto, já está fora da Libertadores. Ainda assim, é uma agenda apertada.

Para conquistar o acesso, o Palmeiras e o treinador Gilson Kleina trabalham com um número de 67 pontos. Para chegar lá em tempo recorde, o clube precisa bater América-RN (em casa), Oeste e ABC (ambos fora), todos ameaçados pelo rebaixamento, e encerrar a sequência contra o Figueirense, no Pacaembu. Atualmente, com 55 pontos, a equipe é líder isolada da competição.