Topo

Série B - 2019

Aposta, trio de ataque finaliza mal e Palmeiras não marca pela 5ª vez

Leandro errou três chutes e teve as principais chances do jogo: ataque passou em branco - Rodrigo Capote/UOL
Leandro errou três chutes e teve as principais chances do jogo: ataque passou em branco Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/09/2013 06h00

O técnico Gilson Kleina, do Palmeiras, disputou grande parte da Série B deste ano mantendo o time na formação com dois meias ofensivos e dois atacantes. Nas últimas partidas, porém, optou por deixar o chileno Jorge Valdivia sozinho na armação, trabalhando para um trio de ataque. Neste sábado, a alternativa não funcionou – menos por erro de Kleina, mas por falhas de Vinicius, Leandro e Alan Kardec, que não conseguiram acertar finalizações que poderiam ter decidido o jogo e impedido o empate por 0 a 0.

Segundo números do Datafolha, foram 18 finalizações do Palmeiras contra apenas seis do América-RN. O time visitante foi pressionado durante quase todo o jogo, mas chegou a levar perigo em contra-ataque.

Os erros das apostas de Kleina custaram caro. Leandro teve as melhores e errou três chutes, com apenas um acerto. Kardec, centroavante, também chutou só uma bola no gol e perdeu outras duas – uma no travessão. Vinicius, mais jovem, não conseguiu nenhum chute ao goleiro Andrey e errou os dois que tentou.

De 25 jogos disputados pelo Palmeiras na ótima campanha na Série B, esta foi apenas a quinta vez que a equipe de Kleina não conseguiu marcar gols. Anteriormente,  o clube havia sido derrotado por América-MG, Sport e Boa em partidas em que não conseguiu balançar as redes, e empatou com o Chapecoense, por 0 a 0.

Essa foi a primeira vez, no entanto, que a formação com três atacantes passou em branco. Nunca havia acontecido com o Palmeiras na Série B de 2013 uma partida em que começasse com três homens de frente e terminasse sem nenhum gol marcado. Nos jogos em que não conseguiu mexer no placar, a opção tática sempre foi o 4-4-2, com três volantes ou dois meias ofensivos.

O empate com o América-RN, deste domingo, deixa o Palmeiras com 56 pontos na Série B, e mantém boa distância da Chapecoense. A partida deste sábado marcou a despedida do Palmeiras do Pacaembu. Por ter perdido dois mandos de campo, o time enfrentará agora uma sequência de seis partidas longe de seus domínios. Na próxima terça-feira o time de Gilson Kleina enfrentará o Oeste, em São José do Rio Preto, pela 26ª rodada da Série B.