Topo

Série B - 2019

Palmeiras entra em campo contra Figueirense e arbitragem em Londrina

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

08/10/2013 06h00

O Palmeiras está em uma cruzada contra a arbitragem da Série B do Campeonato Brasileiro. E é com esse espírito que a equipe enfrenta o Figueirense, nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio do café, em Londrina, pela 28ª rodada da competição. Embora seja o mandante do jogo, o clube jogará fora da capital paulista por estar cumprindo punição imposta pelo STJD.

Depois da derrota contra o ABC com erros do juiz, o Palmeiras resolveu comprar de vez a briga contra a arbitragem. O clube acredita que está sendo prejudicado no torneio. A diretoria alviverde disse aos atletas que vai tomar medidas junto à CBF para que o nível de arbitragem melhore. Um documento de repúdio será enviado à entidade, juntamente com vídeos de erros contra o clube. Os jogadores, inclusive, foram consultados sobre quais lances deveriam constar no vídeo.

O fato de ter que atuar fora de casa mesmo como mandante, segundo o atacante Alan Kardec, é um problema menor. “Independentemente do lugar, sempre teremos muitos torcedores e nos sentiremos em casa, não tenho dúvidas disso. Nós teremos o fator torcida porque ela sempre nos acompanha. O fator principal é o campo. Quando falamos fator casa, sabemos que no Pacaembu o campo tem qualidade. Se o campo estiver bom e com qualidade, a nossa torcida nos apoiará e estaremos em casa. O principal para o jogador é ter um campo de qualidade. Quando isso acontece, as coisas fluem naturalmente”, explicou.

Dentro de campo, contudo, o Palmeiras terá alguns problemas. Com Henrique na seleção, Vilson suspenso e Tiago Alves lesionado, Kleina deverá improvisar Marcelo Oliveira ao lado de André Luiz na zaga. O Palmeiras ainda tem outros desfalques para a partida: Valdivia e Eguren também estão com suas seleções. Justamente por conta dessas ausências, o treinador deve manter o esquema com dois volantes em detrimento de três atacantes. Portanto, Vinicius continua no banco de reservas.

Por outro lado, Kleina terá o retorno de alguns jogadores importantes. O atacante Leandro volta de suspensão, enquanto o lateral direito Luis Felipe retorna de lesão e deve jogar. Ele passará por uma reavaliação antes do jogo. Caso não esteja em condições, Wendel permanece na equipe. O lateral esquerdo Juninho, que teve uma indisposição e não jogou contra o ABC, também está de volta ao time titular.

O Figueirense faz uma campanha mediana e está na décima colocação, com 39 pontos e sonha em se aproximar do G4. A ordem é tentar manter o ritmo e dar sequência à equipe, de acordo com o técnico Vinícius Eutrópio. Por isso, Paulo Roberto deve ser mantido na equipe, e o experiente Rodrigo Souto pode iniciar como titular, assim como Rodrigo. Maylson e Lucas Sotero disputam uma vaga no setor.

“Não pensei em mudar o sistema, até porque não há tempo para trabalhar. Mudando pouco sem tempo já pode desencadear uma série de erros, como fizemos no primeiro tempo [contra o Atlético-GO]. Esperamos tentar manter o mais próximo da escalação do segundo tempo. O ideal é manter e ganhar conjunto”, confirmou.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X FIGUEIRENSE
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data/Horário: 08/10/2013, terça-feira, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva
Assistentes: Marcos Rogério da Silva e Luiz H. Souza Santos Renesto

PALMEIRAS: Fernando Prass, Luis Felipe (Wendel), André Luiz, Marcelo Oliveira e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Mendieta; Leandro e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; William Cordeiro, Douglas Marques, Nirley e Henrique Miranda; Paulo Roberto, Rodrigo Souto, Lucas Sotero (Maylson) e Rodrigo; Éverton Costa e Arthur. Técnico: Vinícius Eutrópio