Topo

Série B - 2019

Perto do 50º jogo pelo Palmeiras, Prass escapa da sombra de Marcos

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

18/10/2013 06h00

Prestes a completar sua 50ª partida com a camisa do Palmeiras, o goleiro Fernando Prass conseguiu escapar da sombra de Marcos. Depois de atravessar a desconfiança natural de substituir um dos maiores ídolos da história do clube, ele se firmou na posição e é um dos líderes do grupo - papel que o ex-jogador também desempenhava com destaque quando ainda jogava.

No duelo contra o Bragantino, no sábado, o goleiro alviverde atingirá a marca histórica. Embora siga o discurso de que não tem a intenção de competir com um ídolo da envergadura de Marcos, Prass admite que sempre soube que seria uma tarefa complicada entrar após a aposentadoria do ex-goleiro.

“Não vim para substituir o Marcos, não quero ocupar o lugar dele. Ele fez história no clube, é referência para todo mundo e para mim também. Esse meu jogo de número 50 espero que seja o início de uma trajetória muito bonita, começando com o título da Série B”, afirmou o jogador.

Prass afirmou que a pressão de jogar no Palmeiras é grande e que um atleta precisa ter personalidade para atingir essa marca. Ele citou também o fato de que historicamente o clube costuma formar seus próprios goleiros nas categorias de base e se orgulha dessa escola. Ele, como veio de fora, poderia ter o caminho dificultado por isso.

“É expressivo fazer 50 jogos em tão pouco tempo, ainda mais no Palmeiras, que há uma cobrança muito grande em minha posição. O contato que tenho com o torcedor é maravilhoso, todos estão me apoiando. O goleiro é muito refém do momento do time. Estamos em um bom momento e isso me ajuda”, explicou.

No entanto, nem sempre a vida de Prass foi tão tranquila no Palmeiras. Tanto sua relação com a torcida já foi tensa como sua vaga na equipe titular já foi questionada. Porém, o jogador deu a volta nos problemas iniciais e atualmente é visto dentro do clube como um dos nomes garantidos para 2014, ano do centenário. Suas boas atuações deixaram as comparações com Marcos finalmente de lado.

Ainda no primeiro semestre, após uma derrota para o Tigre na Libertadores, o goleiro foi agredido por torcedores alviverdes no aeroporto em Buenos Aires. Um copo foi atirado em sua direção e ele teve um corte perto da orelha esquerda.

Pouco tempo depois, ainda questionado como titular do Palmeiras, ele se lesionou e ficou fora das oitavas de final da Libertadores deste ano e de alguns jogos do Campeonato Paulista.  Ele foi substituído pelo goleiro Bruno, que chegou a fazer algumas boas partidas e foi elogiado pelo técnico Gilson Kleina, que considerou a oportunidade de lhe dar a vaga de titular. No entanto, uma falha contra o Tijuana enterrou suas pretensões e, desde que Prass retornou, não saiu mais.