Topo

Série B - 2019

Perto de acesso, Palmeiras precisa melhorar para bater recorde rival

Palmeiras está a apenas uma vitória do acesso: se fizer 18 pontos, supera o Corinthians de 2008 - Rodrigo Capote/UOL
Palmeiras está a apenas uma vitória do acesso: se fizer 18 pontos, supera o Corinthians de 2008 Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/10/2013 06h00

O Palmeiras tem 68 pontos em 31 rodadas disputadas na Série B e contabiliza aproveitamento de 73% dos pontos disputados. A marca é a segunda melhor desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado no atual formato, e só é inferior à do Corinthians de 2008, que marcou 85 pontos no total, com aproveitamento de 74,5%. O time de Gilson Kleina ainda pode alcançar o índice, mas precisará melhorar para ter a melhor campanha e bater recorde.

Dos 21 pontos que o Palmeiras ainda disputará, será preciso somar 18 para superar o Corinthians. Resultaria em campanha de 86 pontos no total, com marca superior a 75% dos pontos disputados. É preciso, então, vencer seis dos sete jogos que há pela frente até o fim do torneio.

A terceira melhor marca da Série B desde 2006 pertence à Portuguesa, que em 2011 subiu à Série A com 81 pontos marcados. O ranking tem Goiás de 2012, com 78 pontos, Vasco de 2009, com 76 pontos, Coritiba de 2010 e Atlético-MG de 2006, empatados com 71 pontos, e Coritiba, anteriormente, em 2007, com 69 pontos.

Até setembro, o Palmeiras fazia campanha com índice de 76% de aproveitamento e se colocava como favorito a contestar a marca recorde do arquirrival Corinthians. Entretanto, tropeços nas últimas rodadas derrubaram o índice do time treinado por Gilson Kleina e atrapalharam a chance de quebrar a marca, absoluta desde 2008.

Neste sábado, o time venceu Bragantino no Nabi Abi Chedid, por 2 a 0, com gols de Alan Kardec e Wesley e conseguiu controlar bem a partida, apesar da expulsão do atacante Leandro no início da segunda etapa.

O técnico Gilson Kleina falou feliz depois da partida deste sábado sobre a campanha na Série B e sobre a vitória, que mantém as chances do Palmeiras conseguir título da Série B e acesso á Série A com a melhor marca de todas.

“Nós não vínhamos de um bom jogo. Quando vou para a resenha, não vou para contar história, vou para contar os fatos. Nas derrotas, nunca tirei o mérito do adversário. O que me chamou a atenção foi nossa competitividade. Série B, se não incorporar o espírito, não adianta, é pegado. Qualquer discussão com o Palmeiras vira aquela muvuca que ficou ali, e isso não interessa para nós. O Palmeiras é o time a ser batido. Hoje nós perdemos um homem e chamei o Eguren. Falei: "O jogo deles é de bola na área". Ficamos com Felipe Menezes, que não tem marcação, não conseguimos encaixar, a entrada do Eguren melhorou. A gente foi competente. Se nós não tivéssemos um gol na frente, iríamos sofrer muito mais”, falou o treinador.

Com a vitória sobre o Bragantino, basta mais um triunfo para que o Palmeiras confirme o acesso antecipado à elite do futebol brasileiro. Tal feito poderá ser comemorado no próximo sábado, no Pacaembu, caso o time vença o São Caetano.