Topo

Série B - 2019

Palmeiras quer "suar sangue" contra S. Caetano para retomar orgulho da torcida

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 06h00

O Palmeiras entra em campo neste sábado contra o São Caetano tendo em mente muito mais do que um simples jogo. Um simples empate pode confirmar o retorno do time à Série A do Campeonato Brasileiro. Embora o clube evite admitir, um clima de festa foi criado para a partida: camisa comemorativa especial, mais de 30 mil ingressos vendidos e o discurso de “resgatar o orgulho palmeirense”. Todos esses são ingredientes que fazem da partida uma decisão. E assim será às 16h20 (de Brasília), no Pacaembu, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Para o treinador Gilson Kleina, é o momento de coroar a conquista ao lado do torcedor. A todo custo. “Se tiver que suar sangue amanhã, vamos suar para ter esse acesso”, declarou. “Você vai aumentando a expectativa. Passa realmente um filme. Toda essa mobilização. Onde a gente passou, a gente viu a grandeza da torcida. Conspirou para a gente voltar ao lado do Pacaembu, do torcedor”, completou.

No entanto, Kleina disse que para que isso se concretize, o time precisa mostrar o empenho que teve até o momento. “Não adianta chegar lá e não se entregar, não competir. É isso que o torcedor está esperando da gente. O São Caetano vai fazer um  jogo difícil. O Palmeiras ficou a semana toda na mídia, o adversário pode aproveitar dessa situação. Mas se tudo correr bem é um alivio, será o resgate do orgulho palmeirense”, explicou.

O sentimento de alívio, inclusive, é compartilhado pelos jogadores. “Sabemos da nossa responsabilidade e da importância que o jogo de sábado tem. O pensamento é o mesmo do começo ao fim do campeonato, será um jogo que poderá marcar o nosso acesso. É uma semana decisiva para a gente. É o primeiro jogo que pode garantir o acesso, espero que consigamos confirmá-lo diante de nossa torcida”, declarou o zagueiro Henrique.

O comandante alviverde tem poucos problemas na equipe para o importante duelo. Os únicos desfalques são o atacante Leandro, suspenso, e o zagueiro Vilson.  O defensor não se recuperou de uma tendinite no joelho esquerdo e foi vetado pelo departamento médico. Já o chileno Valdivia, que ficou fora dos últimos cinco compromissos alviverdes, está de volta e será titular no confronto. O meia ficou ausente das últimas partidas por lesão, convocação para a seleção de seu país e suspensão.

Desta forma, o treinador optará por um esquema com três atacantes: Ananias, Vinicius e Alan Kardec. A formação será a seguinte: Fernando Prass, Luis Felipe, André Luiz, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley e Valdivia; Ananias, Vinicius e Alan Kardec.

Do outro lado, como coadjuvante, o São Caetano quer atrapalhar a festa alviverde. O time vive uma situação muito difícil no campeonato e corre riscos de cair para a Série C. o time está na penúltima colocação, com apenas 30 pontos. Mesmo assim, quer dificultar o poderoso adversário.

“Eles [o Palmeiras] praticamente já subiram. É questão de tempo. Têm uma grande equipe e vão dificultar muito as coisas para nós. Mas o São Caetano não pode se ajoelhar e temos de lutar pelo resultado, mesmo com toda a força que o outro time tem", disse o treinador Pintado.

Se a situação já não é boa, piora pelo fatio de que a equipe não poderá contar com uma de suas principais armas. O meia Danilo Bueno torceu o tornozelo direito e foi vetado pelo departamento médico. "Todo jogador gosta de atuar em grandes jogos. Infelizmente na tarde de ontem [terça-feira] acabei me lesionando e não tenho condições de ajudar meus companheiros. Vou ficar na torcida e espero contribuir de alguma forma", lamentou o jogador.

Leandro Carvalho, suspenso, é outra ausência. Também por motivo de contusão, o goleiro Luiz, o volante Moradei, o pentacampeão Rivaldo, além dos atacantes Jael e Danielzinho seguem de fora.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SÃO CAETANO

Local: Pacaembu - Sao Paulo - SP
Data: 26/10/2013, às 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme - SP
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior – SP e Anderson José de Moraes Coelho - SP

PALMEIRAS
Fernando Prass, Luis Felipe, André Luiz, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley e Valdivia; Ananias, Vinicius e Alan Kardec Técnico: Gilson Kleina

SÃO CAETANO
Rafael Santos; Samuel Xavier, Gabriel, Luiz Eduardo e Diego; Dudu, Fabinho, Jardel, Bruno Veiga e Éder; Geovane. Técnico: Pintado