Topo

Série B - 2019

Acesso e contas em dia viram trunfo do Palmeiras para 2014

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 10h00

A diretoria do Palmeiras conta com a ótima campanha do acesso e a quitação de dívidas como principais trunfos para 2014, ano em que o clube comemora 100 anos de existência. Embora tenha adotado a postura de ser bastante discreto ao comemorar a conquista, internamente o sentimento é de alívio pelo dever cumprido.

Quando assumiu a presidência do Palmeiras, Paulo Nobre deparou-se com um clube em grave crise financeira e instaurou uma política de austeridade fiscal. Desde então, sempre deixou claro que seu objetivo era sanar as dívidas na medida do possível, além de colocar a equipe novamente na Série A do Campeonato Brasileiro. Até o momento, ele tem feito malabarismos financeiros para conseguir isso, como pegar empréstimos a juros menores usando seu próprio nome.

Contratações acertadas desta gestão também são celebradas pela diretoria. É o caso do atacante Alan Kardec, artilheiro do time na temporada, e de seu companheiro Leandro, que entrou na troca com o Grêmio pelo argentino Barcos e virou destaque na equipe. Os dois estão emprestados.

O primeiro, tem contrato até junho de 2014 e já afirmou querer renovar. O segundo, tem vínculo até o final do ano, mas uma cláusula no contrato possibilita ao clube paulista a renovação por mais um ano de forma unilateral caso esse seja o desejo do jogador. Ou seja, não deve haver dificuldade em mantê-lo em um ano de tanta visibilidade.

Além disso, Paulo Nobre herdou dois meses de atraso no direito de imagem de jogadores que já estavam no elenco na temporada anterior. Um dia antes do jogo do acesso, conseguiu sanar essa dívida. Os jogadores que chegaram durante seu mandato estão com os pagamentos em dia.

Com o retorno à elite do futebol, o time pretende aumentar as receitas para o ano que vem. Até o final deste ano, a diretoria pretende anunciar um patrocínio máster para a camisa, coisa que ainda não possui. Além disso, em 2014, haverá a inauguração no novo estádio, embora o clube esteja em pé de guerra com a construtora WTorre por divergências no contrato da obra.

VEJA ENTREVISTA DE PAULO NOBRE APÓS O ACESSO