Topo

Pela elite, Ceará pega Joinville com obrigação de vencer e de secar rivais

Do UOL, em São Paulo

30/11/2013 06h00

Fazer a sua parte e secar os rivais. Essa é a matemática do Ceará para alcançar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Para isso, recebe um desmotivado Joinville, na Arena Castelão, neste sábado, na última rodada da segunda divisão nacional.

O Ceará aparece na sexta colocação, com 59 pontos, mesma pontuação do Figueirense e do Icasa, que figuram nas quarta e quinta colocações, respectivamente, e levam vantagem nos critérios de desempate sobre o time de Sérgio Soares.

Antes de pensar no resultado dos adversários, o Ceará precisa ganhar. A vaga poderia até vir com um empate. Mas seria necessária derrota dos concorrentes, algo considerado pouco provável até mesmo pelo elenco. No entanto, o que mais preocupou elenco e diretoria do Ceará foi a possibilidade de uma ‘armação’ no jogo de Bragança Paulista. De acordo com o zagueiro Álvaro, a diretoria do Bragantino resolveu dar férias antecipadas para alguns atletas considerados titulares, incluindo o próprio defensor.

Isso gerou suspeitas dos principais concorrentes, incluindo o Ceará (Icasa também luta pelo acesso). O Figueirense joga por uma simples vitória para selar seu retorno à elite e teria sua vida ‘facilitada’ contra uma equipe formada basicamente por reservas.

O jogo no Castelão, aliás, também marcará a despedida do atacante Mota, que anunciou sua saída após o jogo deste sábado. “O jogo de sábado será especial por ser meu último pelo Ceará. Espero que a gente consiga o acesso, que para mim, será marcante. Algo para o resto da minha vida. Não volto a jogar pelo clube”, comentou.

Para sorte do time cearense, o rival já não tem mais pretensões na competição. Apenas irá cumprir tabela. Aliás, o Joinville já pensa em 2014. Nesta semana, nove atletas foram dispensados, incluindo o atacante Lima, maior artilheiro da história do clube. No entanto, o técnico Sérgio Ramirez prega responsabilidade.

“Desde o momento mais crucial de não ter mais a possibilidade de lutar pelo G-4, contra o São Caetano, a nossa ordem era terminar a Série B com dignidade. Agora é a última partida, ela tem as suas dificuldades e estamos jogando fora de casa, contra um adversário que precisa do resultado positivo, está aspirando a subir para a primeira divisão. Temos que ir com seriedade e responsabilidade”, disse.

CEARÁ X JOINVILLE

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Data: 30/11/2013

Horário: 16h20 (de Brasília)

Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (J)

Assistentes: Dilbert Pedrosa Moisés (RJ) e Celso Barbosa da Oliveira (SP)

 

Ceará

Fernando Henrique (Jaílson), Marcos, Gustavo, Potiguar e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Rogerinho e Lulinha; Mota e Magno Alves.

Técnico: Sergio Soares

 

Joinville

Oliveira; Eduardo, Sandro, Bruno Costa e Rafinha; Naldo, Marcelo Costa e Diogo Oliveira; Francis, Edigar Junio e Matheus Carvalho

Técnico: Sérgio Ramirez