Topo

Lusa aguarda decisão da CBF para estrear na Série B nesta 6ª em Joinville

Após longa indefinição sobre queda, Portuguesa, de Argel Fucks, estreia na Série B - Dorival Rosa / site oficial da Portuguesa
Após longa indefinição sobre queda, Portuguesa, de Argel Fucks, estreia na Série B Imagem: Dorival Rosa / site oficial da Portuguesa

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 06h00

Desde a última rodada do Campeonato Brasileiro, em dezembro do ano passado, a Portuguesa fez de tudo para evitar seu rebaixamento à Série B. Foram mais de quatro meses de indefinições, que incluíram julgamentos no STJD, ações na Justiça Comum e muita briga com a CBF. Apesar desse imbróglio, que teve um novo capítulo na quinta-feira, o time do Canindé deve disputar a segunda divisão nacional. Sua trajetória está marcada para começar às 19h30, na Arena Joinville, diante do Joinville.

O jogo, porém, ainda corre o risco de ser cancelado. Na quinta-feira, o clube enviou um pedido formal à CBF para adiar a estreia da equipe após descobrir uma liminar obtida por um torcedor na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo, que coloca o time do Canindé mais uma vez na primeira divisão do torneio nacional.

Até então, a CBF havia conseguido derrubar todas essas decisões. Resta saber qual será a postura da entidade a partir desse novo capítulo. O clube paulista, inclusive, soube desse nova liminar em Joinville e aguarda uma decisão para saber se entra ou não em campo. De qualquer forma, já decidiu que irá entrar em campo se a entidade que comanda o futebol brasileiro não se pronunciar sobre o caso.

Esse imbróglio vem desde o final da Série A. Em campo, o clube deveria permanecer na elite nacional. No entanto, a entrada do suspenso meia Héverton na última rodada da Série A do ano passado custou caro à Portuguesa. Foi punida em quatro pontos e acabou sendo rebaixada.

Após o impasse sobre seu rebaixamento, a Portuguesa sofreu um desmanche no grupo. Diante disso, teve uma participação apenas discreta no Campeonato Paulista e acabou sendo eliminada na primeira fase da Copa do Brasil. Só resta a Série B.

O Joinville, por outro lado, tem uma situação menos complicada. Não foi campeã, mas a equipe treinada por Hemerson Maria chegou à decisão do Catarinense. Para a Série B, aposta em atletas com experiência no futebol nacional, como o lateral esquerdo Wellington Saci, o zagueiro Bruno Aguiar e o atacante Jael.

“A Série B é uma competição muito longa, são 38 jogos difíceis e disputados. O principal segredo é fazer o dever de casa. Neste ano o Joinville está invicto na Arena Joinville e vamos fazer o possível para conquistar o acesso”, comenta Saci, que foi eleito o melhor jogador do último Campeonato Catarinense. O clube, porém, aguarda para saber se haverá uma partida.

JOINVILLE X PORTUGUESA

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)

Data: 18/04/2014

Horário: 19h30

Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)

Assistentes: Diego Grubba Schitkovski (PR) e Daniel Cotrim de Carvalho (PR)

 

Joinville

Ivan, Franco, Bruno Aguiar, Bruno Costa e Wellington Saci; Naldo, Juliano e Marcelo Costa; Tartá , Edigar Junio e Jael.

Técnico: Hemerson Maria

 

Portuguesa

Gledson; Régis, Gustavo Tabalipa e Walter e Diego Silva; Rudnei, Coutinho, Gabriel Xavier e Jean Mota; Vander e Luan.

Técnico: Argel Fucks