Topo

Procurador diz que Lusa será denunciada e pode até ser excluída da Série B

Procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt (e) deixou claro que a Portuguesa pode até ser excluída da Série B - Daniel Marenco/Folhapress
Procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt (e) deixou claro que a Portuguesa pode até ser excluída da Série B Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/04/2014 21h57

Procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt mostrou-se insatisfeito com a atitude da Portuguesa em abandonar a partida contra o Joinville, nesta sexta-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Baseada na liminar de um torcedor, a Lusa deixou o gramado e será denunciada no tribunal desportivo na próxima semana. O clube pode até ser excluído da competição.

“Pode acontecer. Abandono, W.O e interrupção. São três artigos distintos e ainda existem os códigos disciplinares da Fifa. As penas vão desde multa, perda de pontos da partida e até a exclusão da competição. Em tese funciona desse jeito. Pelas esferas internacionais podem ocorrer rebaixamento imediato ou até uma eliminação”, explicou Paulo Schmitt em contato com a reportagem do UOL Esporte.

“A Portuguesa precisa definir se vai jogar a Série B ou se não vai entrar em campo no campeonato. Ela não vai atuar na primeira divisão, pois isso já foi definido na Justiça. Se eles não querem a Série B, não tem problema. Serão responsabilizados por isso. Não vamos transformar ninguém em vítima ou mártir da competição. A Portuguesa descumpriu normas disciplinares e regulamentos. O tribunal vai julgar isso”, completou.

A Portuguesa ignorou liminar judicial e entrou em campo na primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, isso não foi suficiente para que o jogo contra o Joinville acontecesse. A decisão dos tribunais chegou às mãos do quarto árbitro e a partida desta sexta-feira foi interrompida aos 17min do primeiro tempo.

Com a situação, o árbitro Marcos André Gomes da Penha encerrou o confronto após mais de 30 minutos de paralisação. O juiz entregou a súmula em branco e afirmou que a CBF será responsável por decidir se o confronto será disputado novamente ou se a Lusa o perderá por W.O.